Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Polêmica

J.K. Rowling gera nova polêmica com comentário sobre boxeadora olímpica

J.K. Rowling, autora de Harry Potter, foi duramente criticada por declaração transfóbica envolvendo a atleta argelina Imane Khelif

Gabriel Marin de Oliveira Publicado em 01/08/2024, às 18h42 - Atualizado às 20h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
J.K. Rowling e Imane Khelif - Getty Images
J.K. Rowling e Imane Khelif - Getty Images

A renomada autora J.K. Rowling, conhecida mundialmente pela saga Harry Potter, voltou a causar polêmica nas redes sociais com um comentário considerado transfóbico. Desta vez, a controvérsia envolve a boxeadora argelina Imane Khelif, que está competindo nas Olimpíadas de Paris.

Na última quinta-feira, 1, em um post na rede X, Rowling chamou Khelif de "homem", provocando uma onda de críticas. "Assista a isso (tópico inteiro), depois explique por que você está OK com um homem batendo em uma mulher em público para seu entretenimento. Isso não é esporte. Do trapaceiro intimidador de vermelho até os organizadores que permitiram que isso acontecesse, isso são homens se deleitando com seu poder sobre as mulheres", escreveu ela.

A luta entre a argelina e Carini durou apenas 46 segundos, com a italiana desistindo na primeira rodada da categoria de até 66kg no boxe feminino, alegando dores intensas no nariz. Apesar de ser cisgênero, Khelif já havia enfrentado questionamentos sobre sua identidade de gênero e tinha sido reprovada em um teste de gênero.

Após a luta, Angela afirmou à imprensa que sua desistência não teve relação com a situação de gênero, mas sim com as dores intensas que sentia no nariz. A boxeadora argelina, por sua vez, ainda não se pronunciou sobre o comentário de Rowling.

Outros casos

O comentário da autora gerou imediata reação nas redes sociais, com muitos usuários acusando-a de transfobia. Esta não é a primeira vez que a autora se envolve em polêmicas sobre o tema.

Em 2023, ela compartilhou uma imagem com a frase "repita conosco: mulheres trans são mulheres" e escreveu "não" sobre a publicação. Além disso, já declarou que preferiria ir presa a aceitar "discurso forçado" sobre questões de gênero.

*Sob supervisão;