O salmão rosa é uma importante fonte de alimento para os ursos pardos que vivem na península de Shiretoko, em Hokkaido
No norte do Japão, aproximadamente oito em cada dez filhotes de urso-pardo que nasceram neste ano na região, morreram devido à escassez de salmão. Para os especialistas, que analisam o ocorrido, o episódio é motivado devido ao aumento da temperatura do mar causado pelas mudanças climáticas.
O alerta feito pelas autoridades locais ocorreu após um operador de barco turístico se deparar com um filhote de urso neste mês procurando por algo para se alimentar no leste da península. Na ocasião, o urso estaria caçando entre pedras e pilhas de algas marinhas encalhadas algum alimento.
Segundo repercutiu o jornal O Globo, ao Asahi Shimbun, Katsuya Noda, o operador do barco turístico disse: “Alguns ursos ficaram muito magros”, e completou:
Eles estão passando por momentos difíceis porque não há peixes nos rios, assim como no ano passado.”
Vale destacar que, o salmão rosa, é uma importante fonte de alimento para os ursos pardos que vivem na península de Shiretoko, em Hokkaido.
Além disso, de acordo com Masami Yamanaka, investigador da Shiretoko Nature Foundation, a fraca colheita de bolotas, que se trata de um fruto das árvores, combinada com a falta de salmão, estava causando problemas nos filhotes de urso pardo. Ao Asahi, ele disse: “Estima-se que 70% a 80% dos filhotes nascidos este ano estão mortos”.