Eles apenas descobriram a taxa extra quando pediram a conta da refeição
Uma família aproveitando uma refeição na Itália compartilhou recentemente um relato indignado à imprensa local: após comer em um restaurante de Palermo, capital da ilha da Sicília, eles tiveram uma surpresa desagradável durante o pagamento da conta.
O estabelecimento, que não teve seu nome divulgado pelos turistas, adicionou uma taxa inesperada de 20 euros — que é equivalente a 108 reais, na cotação atual — simplesmente para cortar um bolo de aniversário em 20 pedaços.
Segundo explicado pelo portal italiano Scattidigusto, o chamado "serviço de bolo", através do qual clientes trazem o item de confeitaria de casa, e só pedem para que ele seja cortado e servido pelo estabelecimento, costuma ser considerado uma cortesia.
O serviço de bolo é uma prática comum em muitos restaurantes italianos, em Palermo como em outros lugares. Consiste em permitir que os clientes tragam uma sobremesa de casa para comemorar um determinado evento, como aniversários ou formaturas. O restaurante encarrega-se de cortar e servir a sobremesa nas mesas, sem aplicar qualquer custo adicional ou aplicar um custo simbólico ou proporcional ao número de convidados", apontou o veículo.
A taxa cobrada pelo local da história, portanto, além de ser alta, contradiz os próprios costumes locais.