O vice-presidente minimizou o fato de bolsonaristas terem pedido a volta do Ato Institucional número 5
O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão (Republicanos), minimizou o fato de uma manifestação bolsonarista ocorrida nesta segunda-feira, 16, ter contado com bandeiras a favor do Ato Institucional número 5 (AI-5). "Isso aí já passou", declarou o político em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto.
Cada fase da história do Brasil tem suas características e seus aspectos. Isso aí já passou, né? Quem nasceu em 68 tem quantos anos hoje? 54? Tem gente que sai de foice e martelo, ainda. Cada um com sua loucura", disse Mourão, segundo informações do UOL.
De acordo com o portal de notícias, no domingo, 15, o presidente Jair Bolsonaro (PL) realizou declaração semelhante sobre o tema. "Um maluco levanta uma faixa lá: AI-5, existe AI-5? Tem que ter pena do cara", disse ele, também minimizando a questão.
O Ato Institucional número 5, assinado em 1968, é o símbolo do endurecimento da ditadura militar no Brasil. Por meio desse decreto, foi determinado o fim do habeas corpus, o fechamento do Congresso Nacional e a cassação de mandatos, por exemplo. Hoje em dia, toda e qualquer manifestação em apologia à ditadura militar é considerada inconstitucional.