Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Irmãos Menendez

Irmãos Menendez não querem 'falsas expectativas' sobre julgamento, diz diretor

Retratados em novo documentário da Netflix, os irmãos Menendez não querem criar falsas expectativas sobre possibilidade de novo julgamento

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 04/10/2024, às 13h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem colorizada dos irmãos Menendez - Divulgação/Netflix
Imagem colorizada dos irmãos Menendez - Divulgação/Netflix

Ao longo de cinco meses, iniciados em 2022, Lyle Menendez, 56, e Erik Menendez, 53, dedicaram mais de 20 horas em conversas com o diretor Alejandro Hartmann para o novo documentário da Netflix, "O Caso dos Irmãos Menendez", que será lançado na segunda-feira, 7.

As entrevistas ocorreram por meio de ligações telefônicas gravadas diretamente do Penitenciária Richard J. Donovan, próximo a San Diego, na Califórnia, onde ambos cumprem pena de prisão perpétua.

Tema delicado

Para a produção, os irmãos relembraram diversos tópicos, desde sua infância em Beverly Hills sob a rígida educação do pai, que acusam de abuso sexual, até o sentimento de horror que alegam ter experimentado após assassinar os pais em 1989.

Um tema que os irmãos evitaram discutir, no entanto, foi a possibilidade de um novo julgamento.

Erik não queria criar falsas expectativas", explicou Hartmann à revista People.

Apesar da reclusão, os irmãos voltaram ao noticiário recentemente devido à série dramática dirigida por Ryan Murphy, "Monstro", também disponível na Netflix.

Participação

Inicialmente relutante em participar do documentário, Erik foi convencido por Lyle. Hartmann acredita que suas origens na Argentina podem ter ajudado a conquistar a confiança dos irmãos.

"Acho que ele gostou do fato de eu não ser americano", afirmou Hartmann. "Ele achou que eu não deveria ser tão tendencioso".

As conversas começaram informalmente em abril de 2022 e evoluíram para entrevistas completas. Lyle mostrou-se mais aberto inicialmente e incentivou Erik a se juntar ao projeto em novembro daquele ano.

Hartmann destaca as personalidades distintas dos irmãos: "Lyle foi preparado para ser o sucessor do pai, enquanto Erik era mais tímido e próximo da mãe."

Ele acrescenta que ambos são inteligentes e relata discussões difíceis sobre alegações de abuso e momentos depressivos durante o encarceramento.

Audiência

Condenados por homicídio em primeiro grau em 1996 após um julgamento nulo em 1993, os Menendez foram sentenciados à prisão perpétua sem direito à liberdade condicional. Desde então, tentativas de apelação têm sido em vão.

Na última quinta-feira, 3, o promotor do condado de Los Angeles, George Gascon, anunciou uma revisão das evidências relacionadas às alegações de abuso sexual feitas pelos irmãos, o que poderia levar a uma reavaliação da sentença.