Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Incêndio na Califórnia é um dos maiores já registrados na história do estado

Na última semana, um incêndio descontrolável tomou parte do norte da Califórnia, e já é considerado um dos maiores da história do estado

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 29/07/2024, às 08h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia tirada durante trabalho de contenção de incêndio na Califórnia - Getty Images
Fotografia tirada durante trabalho de contenção de incêndio na Califórnia - Getty Images

Um assunto que vem dado o que falar no estado da Califórnia, nos Estados Unidos é um grande megaincêndio que, nos últimos dias, tornou-se um dos maiores já registrados na história do estado. Apelidado como "Park", ele já havia consumido, até a noite do último sábado, mais de 142 mil hectares, conquistando assim a marca de sétimo maior já registrado no estado, segundo a agência estadual Cal Fire.

Conforme repercutido pelo UOL, ordens de evacuação foram emitidas por autoridades na área para cerca de 4 mil pessoas; outras centenas seguem sob alerta e, caso necessário, podem ter que deixar suas casas. O incêndio, vale mencionar, começou na tarde da última quarta-feira, 24, próximo à cidade de Chico, no condado de Butte, ao norte da Califórnia.

Até o domingo, 28, apenas 10% do fogo havia sido controlado. "As condições extremas deste incêndio continuam representando um desafio para os bombeiros", informou a Cal Fire no X. Até onde se sabe, cerca de 20 construções foram destruídas.

+ Incêndio florestal ameaça sequoias gigantes, as maiores árvores do mundo

Suspeito

Ainda na quinta-feira, 25, autoridades locais prenderam um homem de 42 anos chamado Ronnie Dean Stout II, sendo suspeito de iniciar o fogo, após supostamente empurrar um carro em chamas de um barranco.

Com esse enorme incêndio, a Califórnia dá início ao que parece ser uma nova temporada intensa de incêndios florestais na região. Agora, chamas em florestas também avançam no Canadá, sendo ambos os episódios eventos climáticos extremos que se agravam com o aquecimento global e os impactos ambientais da ação humana.