Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Catedral de Notre-Dame de Rouen é atingida por incêndio, na França

Cinco anos após incêndio na Notre-Dame de Paris, Catedral de Rouen, na região da Normandia, sofreu com chamas nesta quinta-feira, 11

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 11/07/2024, às 12h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Catedral de Notre-Dame de Rouen durante incêndio - Reprodução/Vídeo/X/@nexta_tv
Catedral de Notre-Dame de Rouen durante incêndio - Reprodução/Vídeo/X/@nexta_tv

Nesta quinta-feira, 11, moradores da cidade de Rouen, na França, ficaram espantados ao se depararem com a notícia de que a Catedral de Notre-Dame de Rouen foi atingida por um incêndio. A catedral é um grande ícone da arquitetura gótica, sendo datada do início do século 12, e estava em obras de restauro há anos.

Segundo o g1, no momento em que as chamas irromperam, a parte da agulha da catedral estava coberta por um pano branco. Esta agulha, vale mencionar, foi colocada no lugar de uma estrutura renascentista anterior, que era feita de madeira e chumbo, mas que foi destruída por um raio em 1822. A construção se deu entre 1825 e 1876, e sua finalização fez com que este fosse o edifício mais alto do mundo entre 1876 e 1880.

As primeiras imagens divulgadas do incêndio, pelas emissoras e por internautas nas redes sociais, mostravam uma coluna escura de fumaça subindo da torre. As imagens levantaram grande preocupação, visto que ainda é uma memória recente aos franceses o incêndio que devastou a Catedral de Notre-Dame de Paris em 2019.

Uma joia da arquitetura gótica francesa, a Catedral de Rouen possui 151 metros, Vale mencionar que ela era um dos temas favoritos do pintor impressionista Claude Monet, segundo o The Guardian, que a retratou em mais de 30 pinturas, nos mais variados pontos de vista e momentos do dia.

Representações da Catedral de Notre-Dame de Rouen por Claude Monet / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Controle do incêndio

A prefeitura atestou à mídia local que a catedral havia sido evacuada após o início do incêndio, e serviços de emergência foram rapidamente encaminhados ao local. Felizmente, não houve nenhuma vítima, e o fogo foi controlado pelos bombeiros cerca de uma hora e meia depois de começar.

Stéphane Gouezec, dos bombeiros de Seine-Maritime, disse ao The Guardian que a fonte do incêndio também foi localizada, e agora as equipes trabalham para garantir que não tenha mais "pontos quentes" nela. Ele também explicou que as chamas não se espalharam graças a área em que o fogo surgiu, em que a maioria das estruturas era de metal.