Base rochosa do território gelado vem aumentando de altura devido ao derretimento do gelo que cobre o local; entenda!
A Groenlândia, território autônomo da Dinamarca localizado acima do Círculo Polar Ártico — e, por isso, é coberto de gelo—, vem passando por alterações curiosas como consequência do aquecimento global.
O aumento das temperaturas do planeta ocasiona o derretimento acelerado de suas geleiras, fazendo com que sua base rochosa fique mais elevada com o passar do tempo. No momento, o manto gelado da Groenlândia está perdendo 262 gigatoneladas a cada ano.
As observações foram divulgadas ao público através de um estudo científico publicado na revista Geophysical Research Letters no último mês de janeiro.
Conforme repercutido pelo Live Science, é a liberação desse peso que faz com que o território suba. O monitoramento da altura do local, aliás, ajuda cientistas a acompanharem os impactos da crise climática.
Quando estimamos quanta massa está a perder, então podemos dar uma estimativa melhor de quanto o nível do mar está a subir", explicou Danjal Longfors Berg, pesquisador da Universidade da Dinamarca que esteve envolvido com o estudo.