O monumento está localizado em uma zona de difícil acesso que não era explorada por arqueólogos há 62 anos
O Ministério da Cultura e Esportes da Grécia anunciou a descoberta de um anfiteatro na ilha de Creta que data do período romano. A grandiosa construção histórica está localizada na antiga cidade de Lisson, que foi um importante centro religioso e comercial durante seu ápice.
O auditório recém-escavado teria sido usado para eventos públicos como palestras, competições musicais e reuniões de caráter político, conforme informações repercutidas pelo portal Greek Herald.
Vale mencionar que Lisson também é lar de uma outra escultura relevante, que é o templo dedicado ao deus Asclépio, a entidade que representava a medicina na mitologia grega.
A escavação do anfiteatro, por sua vez, é a primeira missão arqueológica realizada na cidade antiga em mais de 60 anos. Esse hiato nas explorações do assentamento pode ser explicado pelo fato dessa região de Creta ser de difícil acesso.
Isso, pois a cidade de Lisson apenas pode ser alcançada pela água ou através de uma intensa escalada, assim dificultando o trabalho dos especialistas que se propõe a escavar o local.