Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Festival

Festival apresenta 85 documentários gratuitamente em São Paulo e no Rio de Janeiro

Festival 'É Tudo Verdade', que tem início nesta quinta-feira, ocorre nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro; saiba onde assistir!

por Giovanna Gomes
ggomes@caras.com.br

Publicado em 03/04/2025, às 09h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Festival inclui documentários sobre Rita Lee e vivência de povos indígenas - Divulgação
Festival inclui documentários sobre Rita Lee e vivência de povos indígenas - Divulgação

Tem início nesta quinta-feira, 3, o festival É Tudo Verdade, o maior evento de documentários da América do Sul, que celebra 30 anos de história.

Idealizado por Amir Labaki, o festival será realizado em São Paulo e, a partir de sexta-feira, 4, no Rio de Janeiro, trazendo ao público 85 produções nacionais e internacionais, representando mais de 30 países. Na capital paulista, as exibições gratuitas acontecerão no CineSesc, Cinemateca Brasileira, Instituto Moreira Salles/IMS Paulista e Centro Cultural São Paulo. Já no Rio, ocorrerão nos cinemas Estação Net Botafogo e Estação Net Rio, até o dia 13.

Amir Labaki, diretor-fundador do evento, reforça a importância do gênero documental como ferramenta contra as fake news, destacando que os festivais de cinema proporcionam uma experiência coletiva de apreciação e reflexão. Ele espera que cerca de 20 mil pessoas participem das sessões nas duas cidades, aproveitando o que ele define como um "ritual amoroso" de assistir e reagir coletivamente aos filmes.

Destaques

De acordo com o portal O Globo, entre os destaques da programação, estão clássicos como Cabra marcado para morrer (1984), de Eduardo Coutinho, e Noel Field — A lenda de um espião (1996), do suíço Werner Schweizer. Além disso, o festival traz novidades, como Ritas (2025), dirigido por Oswaldo Santana, com um depoimento inédito de Rita Lee, e Viva Marília (2024), de Zelito Viana, uma homenagem à atriz Marília Pêra.

Outras produções marcam presença. Minha terra estrangeira (2025), codirigido por João Moreira Salles, aborda a vivência de povos indígenas durante a eleição de 2022, e Esperando por Liat, de Brandon Kramer, premiado como melhor documentário no Festival de Berlim 2024, que narra a experiência da família de uma israelense-americana após seu sequestro pelo Hamas.