A aeronave partiu de Washington com destino a São Francisco com mais de 80 pessoas a bordo
No último domingo, 22, um piloto da Alaska Airlines, que estava de folga e viajava como passageiro, foi detido sob alegações de tentativa de homicídio contra mais de 80 passageiros e membros da tripulação, por tentar desligar os motores de uma aeronave em pleno voo.
Segundo esclareceu a Alaska Airlines em um comunicado, o voo QXE2059 decolou da cidade de Everett, no estado americano de Washington, rumo a São Francisco. Porém, a aeronave operada pela subsidiária, Horizon Air, mudou seu trajeto em razão de uma ameaça interna representada pela pessoa que ocupava um assento auxiliar na cabine de comando.
O ocupante do assento auxiliar tentou, sem sucesso, interromper o funcionamento dos motores. O capitão e o primeiro oficial da Horizon responderam rapidamente, a potência do motor não foi perdida e a tripulação protegeu a aeronave sem incidentes.”, afirmou a Alaska Airlines, em uma nota à imprensa.
Conforme repercutido pelo UOL, após uma aterrissagem segura no aeroporto de Portland, foi identificado que o causador do incidente fora um piloto da companhia, que se encontrava fora do seu horário de trabalho. É importante ressaltar que, a cadeira auxiliar da cabine de comando é utilizada por pilotos fora de serviço, quando estão retornando de outra viagens ou se deslocando a aeroportos para iniciar sua jornada de trabalho.
Em uma gravação da conversa entre o avião e a torre de controle de tráfego aéreo, é possível ouvir o momento em que o piloto tenta desligar os motores do avião:
Atenção. Temos aqui o sujeito que tentou desligar os motores, de dentro da cabine. Não parece que ele tenha algum problema nas costas agora. Acho que ele foi subjugado. Fora isso, queremos a aplicação da lei assim que chegarmos ao solo e estacionarmos.”, afirmou o piloto à torre de comando.
Ao desembarcar no aeroporto de Portland, Joseph David Emerson, 44, foi preso pela polícia, segundo apurou o canal de notícias americano NBC News. Segundo os registros do Gabinete do Xerife do Condado de Multnomah, Emerson enfrentará 83 acusações de tentativa de homicídio, 83 acusações de conduta imprudente e ilícita, e uma acusação por colocar a aeronave em perigo.