Arqueólogo acredita ter explicado por que eles podiam navegar onde ninguém mais na Europa era capaz
Um estudo liderado pelo arqueólogo Andreas Hennius, da Universidade de Uppsala, na Suécia, revela o segredo que auxiliou os vikings durante a conquista da Europa e a descoberta da América (que eles próprios não entenderam).
De acordo com Hennius, a produção de alcatrão em escala industrial foi crucial para os guerreiros. Os vikings utilizaram a substância para impermeabilizar as suas embarcações, assim conseguiam fazer viagens de longa duração.
Para chegar à conclusão, o pesquisador se baseou na descoberta de poços que eram utilizados para a produção de alcatrão. Ao analisá-los, notou que o ritmo de produção aumentou rigorosamente após a invasão de outras partes da Europa. Além disso, Hennius explica que os poços produziram até 300 litros da substância num único ciclo de produção.
Com a criação de seus drakkars, barcos longos, os vikings tiveram acesso – em massa – a algo que ninguém mais na Europa possuía. Podiam navegar tanto em mar aberto como em rios. Chegaram a Paris, em 845, pelo rio Sena. Fundaram colônias na Rússia, Irlanda, França, Escócia, Inglaterra, Islândia e Groenlândia. No século 13, estiveram até na América, fundando vilas no atual Canadá.