Cachorros-vinagres encontrados no Mato Grosso estão sob ameaça de extinção
Em meio a uma pescaria, funcionários de uma fazenda em Nova Bandeirantes, encontraram cachorros-vinagres, uma espécie rara que sofre ameaça de extinção. Como é possível no vídeo gravado pelos trabalhadores, os animais estão próximos à água e é possível ouvir o som que emitem.
Os animais foram vistos em Nova Bandeirantes, que fica a 940 Km de Cuiabá. Os cachorros-vinagres estavam se refrescando em um rio e som emitido por ele, não se assemelha a latido.
Como repercutido pelo G1, de acordo com o especialista doutor em ecologia e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, Roberto Fusco, a aparição deste animal entre humanos, é rara.
“Ele é o único canídeo sul-americano que vive em matilha, podendo chegar a viver em grupos de até 11 indivíduos”, explicou.
A espécie tem probabilidade de ser extinta em, no máximo, 100 anos. O animal está extinto como consequência do desmatamento, a caça de suas presas, atropelamentos e infecção por doenças.
Os cachorros-vinagres são caracterizados por suas pernas curtas, grandes e afiadas garras e se alimentam de tatu, paca e roedores. Eles vivem em média 10 anos e de acordo com o pesquisador, essa é uma demonstração de que há preservação ambiental no local, já que necessitam de ambientes preservados para sobreviver.