O tubarão-mako está em extinção em todo o mundo e pode pesar mais de 500 quilos
No Instagram, um vídeo mostra um momento raro em que um grupo de pescadores fisga um tubarão-mako do Atlântico (Isurus oxyrinchus), conhecido como o tubarão mais rápido do mundo. O caso aconteceu na costa de Massachussetts, nos Estados Unidos.
No vídeo, o animal luta para não ser capturado, e salta na água a uma distância de 20 metros da popa do barco. Outro grande tubarão-mako surge no ar ao lado do barco e cai no convés segundos após o primeiro ter fugido.
Um pescador é acertado pelo animal e, o pescador, parece ficar preso por sua vara de pescar que está conectada a um cinto de suporte. Um outro homem que aparece no vídeo também se desespera e se joga para trás com o tubarão em cima do seu pé, ele se liberta e sobre uma escada.
No final do vídeo, não fica claro o que acontece com o tubarão, já que ele aparece se contorcendo entre os assentos do barco. Segundo relatos, via Uol, ninguém a bordo se feriu.
Ver essa foto no Instagram
Nos Estados Unidos, uma nova lei federal para proteger tal espécie exige que os pescadores joguem os tubarões de volta na água. Os animais desse tipo podem pesar mais de 500 quilos e crescem até 4,45 metros.
Apesar de não ter predadores naturais, o tubarão-mako é classificado como ameaçado de extinção em todo o mundo depois de ser caçado como iguarias de forma intensa, pelo apreço de seu couro e também por ser frequentemente capturado de forma acidental, junto de outros peixes.