Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Espanhola registrada como pessoa mais velha do mundo morre aos 117 anos

A espanhola María Branyas Morera, registrada como a pessoa mais velha do mundo, faleceu aos 117 anos, informou sua família nesta terça-feira, 20

Luiza Lopes, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 20/08/2024, às 09h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
María Branyas - Reprodução/ X (@MariaBranyas112)
María Branyas - Reprodução/ X (@MariaBranyas112)

A espanhola María Branyas Morera, registrada como a pessoa mais velha do mundo, faleceu aos 117 anos, conforme comunicado por sua família nesta terça-feira, 20.

"María Branyas nos deixou. Morreu como desejava: enquanto dormia, tranquila e sem dor", escreveu sua família na conta da idosa na rede social X.

Trajetória

Nascida em 4 de março de 1907, na Califórnia, Estados Unidos, María Branyas mudou-se para a Espanha com sua família, de origem espanhola, quando tinha apenas oito anos. Desde então, viveu na Catalunha, no noroeste do país, repercute o g1.

Ao longo de sua vida, ela teve três filhos, 11 netos e 13 bisnetos, e embora residisse em um asilo, era acompanhada de perto por seus familiares, que a ajudavam a administrar suas contas nas redes sociais.

Durante seus 117 anos, María Branyas presenciou diversos conflitos, incluindo a Guerra Civil Espanhola. Em 2020, aos 113 anos, ela contraiu Covid-19, mas se recuperou, estabelecendo outro recorde como a pessoa mais velha a superar a doença.

María Branyas se tornou a pessoa mais velha do mundo após a morte da freira francesa Irmã André, em 2023, aos 118 anos. Nos últimos anos, ela havia perdido a audição total de um ouvido e parcial do outro.