Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Carnaval

Escola de samba paulista homenageia Chico Xavier em carro alegórico

O médium brasileiro, falecido há 20 anos, marcou a história do espiritismo com cartas psicografadas

Wallacy Ferrari
por Wallacy Ferrari
[email protected]

Publicado em 18/02/2023, às 09h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carro alegórico reproduz Chico Xavier gigante - Divulgação / Vídeo / TV Globo
Carro alegórico reproduz Chico Xavier gigante - Divulgação / Vídeo / TV Globo

Encerrando a primeira noite de desfiles do grupo especial do Carnaval de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, a escola de samba Gaviões da Fiel apresentou um enredo com diversos componentes religiosos das mais diversas crenças, representando a pluralidade de fés, destacando as mais populares do Brasil.

Uma delas foi o espiritismo, que contou com um carro alegórico homenageando o principal nome brasileiro da doutrina espírita: o médium mineiro Francisco Cândido Xavier, popularmente conhecido como Chico Xavier.

Na estrutura temática, o médium, que totaliza mais de 50 milhões de exemplares de seus livros vendidos, foi disposto no topo do veículo, confeccionado na cor azul para destacar-se de maneira iluminada, como um corpo sobrenatural.

Ao redor da representação fiel do médium em postura de psicografia, com a popular peruca, óculos e uma caneta na mão direita, diversas decorações enalteciam referências de suas obras e da própria religião.

20 anos sem Chico

No ano passado, completou-se 20 anos da morte de Chico Xavier. Nascido em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, em 1910, ele se tornou um dos mais importantes nomes da história do Brasil. 

Médium e filantropo, Chico Xavieré eternizado na História como um dos principais expoentes do Espiritismo. Em vida, psicografou mais de 10 mil cartas e é responsável pela publicação de mais de 400 livros. Os números de vendas também impressionam, Chico vendeu mais de 50 milhões de obras. 

Chico em participação na televisão / Crédito: Divulgação/Vídeo/Youtube

Sensação ao redor do país, Chico Xavier faleceu aos 92 anos em Uberaba, Minas Gerais, após uma parada cardiorrespiratória. No entanto, se engana quem imagina que o brilho do médium se apagou com o seu óbito. 20 anos depois, sua obra segue sendo alvo de fascínio, e também de ataques. 

Nesta data importante, o site Aventuras na História conversou com o escritor e jornalistaMarcel Souto Maior, que é autor da obra ‘As vidas de Chico Xavier’. Durante a entrevista, a redação conversou sobre o estudo a respeito do médium e relembrou aspectos que envolvem a vida de Xavier. Confira abaixo!