A nova cidade da época do Império Romano mudou completamente a visão dos arqueólogos sobre a Bretanha romana
Arqueólogos estão surpresos com a descoberta de uma cidade romana completa no caminho de uma estrada no Sul da Inglaterra. As escavações revelaram uma grande quantidade de construções e objetos romanos em bom estado de conservação.
O sítio, que abrange a Idade do Bronze e o Período Romano, contém moedas raras, cerâmicas, joias e um centro industrial significativo, encontrado a partir de pistas referentes à existência de um cemitério antigo na região.
A natureza da cultura material, como fornalhas de ferro raras e fornos de olaria, indica o alto status dos moradores da aldeia. Foram encontrados também um templo e uma estrada de 7m de largura.
Uma equipe britânica composta por 30 arqueólogos trabalhou em período integral no sitio, levando oito meses para classificarem o material encontrado.
Os artefatos encontrados mudam a forma de entendimento sobre a ocupação romana da Inglaterra, incluindo a descoberta da estrada, até então desconhecida.
A cidade foi desenterrada durante uma obra responsável pela construção de 124 casas numa futura área residencial. O plano é que, após a análise das descobertas e a publicação de um relatório científico, a vala criada no sítio seja recoberta para a continuidade das obras.
Os exércitos romanos invadiram a Grã-Bretanha em 43 d.C., criando a província da Britânia, onde mantiveram seu domínio por 400 anos.