Na ocasião, o presidente questionava a origem de padre Cícero; entenda o caso
Na noite da última quinta-feira, 3, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, esteve envolvido em mais uma polêmica durante a transmissão de uma live. Na ocasião, o político usou o termo ‘pau de arara’ para se referir a nordestinos.
Bolsonaro se mostrou irritado com a demora de seus assessores, a responderem um de seus questionamentos. Enquanto mencionava a revogação de 122 decretos de luto, que fez no mês passado.
De acordo com informações do portal de notícias g1, o presidente perguntou durante a transmissão ao vivo qual o estado de origem de padre Cícero, sacerdote católico que ganhou devoção popular.
"Falaram que eu revoguei o luto de padre Cícero. Lá do Pernambuco, é isso mesmo? Que cidade que fica lá?” perguntou o presidente para seus assessores. Com a demora na resposta, Bolsonaro continuou: "Cheio de pau de arara aqui e não sabem em que cidade fica padre Cícero?".
Em seguida, um dos funcionários respondeu que o religioso era de Juazeiro do Norte e o presidente se corrigiu: "Parabéns aí. Ceará. Desculpa aí, Ceará”.
Sabe-se que a expressão ‘pau de arara’ refere-se à migração de pessoas do Nordeste para a região Sudeste e Sul, no século 19. Na época, as longas e perigosas viagens eram feitas de caminhões em condições precárias, que ganharam o nome citado pelo presidente.