Conhecido por atrair multidões curiosas, Emerson foi realocado por funcionários que se preocuparam com a influência humana em seu cotidiano
O elefante-marinho Emerson é famoso no Canadá por suas aparições nas praias de Victoria, capital da Colúmbia Britânica, atraindo multidões de espectadores ansiosos para fotografá-lo.
Neste mês, ele deixou os oficiais de conservação ambiental surpresos ao retornar rapidamente para a cidade após ser realocado para uma praia remota. Em apenas uma semana, ele percorreu 126 milhas (mais de 200 quilômetros).
No último dia 1°, Emerson foi avistado em um parque movimentado da cidade, levando os agentes do Departamento de Pesca e Oceanos do Canadá (DFO) a cercar a área para que o público não se aproximasse do animal, pedido ignorado, conforme repercutido pelo The Guardian.
Cinco dias depois, os agentes resgataram o animal, transportando-o por uma estrada que atravessava o oeste do país até uma praia remota, longe da presença humana. O objetivo era afastar o jovem elefante-marinho da cidade, onde o público frequentemente demonstrava comportamentos arriscados, tentando se aproximar e interagir com o animal.
Contudo, menos de uma semana após sua remoção de Victoria, Emerson percorreu mais de 200 quilômetros ao longo da costa oeste da Ilha de Vancouver, retornando à cidade e deixando os oficiais perplexos.
Last week our marine mammal experts and #FisheryOfficers relocated Emerson the elephant seal from busy Victoria Harbour to an isolated location where he’ll be undisturbed. pic.twitter.com/mEk4fPpXu1
— DFO Pacific (@DFO_Pacific) October 6, 2023
Nascido no estado de Washington em 2022, o animal cresceu sob os cuidados de um grupo de voluntários após o falecimento de sua mãe. No ano passado, ele começou a ser avistado descansando ao sol ou dormindo entre carros estacionados, chamando a atenção de várias pessoas.
Os elefantes-marinhos do norte passam geralmente parte de suas vidas na água, mas vão à terra para reprodução e troca de pelagem. O Departamento de Pesca e Oceanos do Canadá informou ao Guardian que Emerson está passando por um processo biológico que dura cerca de um mês, durante o qual ele perde todo o seu pelo e a camada de pele subjacente.
No entanto, o retorno de Emerson tem gerado preocupação para a equipe do departamento. Embora até agora ele tenha mostrado indiferença em relação às multidões, relatos de pessoas tentando tocá-lo e perturbá-lo têm aumentado.
As pessoas se aproximaram de Emerson para tentar acariciá-lo, tirar selfies com ele e, às vezes, levaram suas crianças pequenas a fazer o mesmo. Se as perturbações públicas do elefante-marinho continuarem, alguém vai se machucar. No entanto, seria ideal se isso pudesse ser evitado para permitir que Emerson complete seu processo de muda no local escolhido” disse a equipe ao The Guardian.