Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Pepe Mujica reflete sobre a vida após tratamento contra câncer: 'Hora de ir embora'

O ex-presidente uruguaio revelou em uma entrevista recente que o tratamento contra câncer foi bem-sucedido

Redação Publicado em 24/08/2024, às 07h53 - Atualizado às 14h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pepe Mujica, ex-presidente uruguaio - Getty Images
Pepe Mujica, ex-presidente uruguaio - Getty Images

O ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, revelou que o tratamento de radioterapia para um câncer de esôfago foi bem-sucedido, mas que, aos 89 anos, se sente “destruído”.

Apesar de ainda amar a vida, ele sente que está perdendo e que “é a hora de ir embora”. A entrevista ao jornal New York Times ofereceu uma nova perspectiva sobre a vida pessoal de um dos líderes mais conhecidos e influentes da esquerda na América Latina.

Fizeram um tratamento com radiação em mim. De acordo com os médicos, correu tudo bem, mas eu estou destruído. A vida é linda. Com todos os seus altos e baixos, eu amo a vida. E estou perdendo-a porque é minha hora de ir embora. Que sentido podemos dar à vida? O homem, comparado a outros animais, tem a capacidade de encontrar um propósito.”, afirmou Mujica, que governou o Uruguai entre 2010 e 2015.

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, durante a conversa, Mujica, refletiu sobre a humanidade ao afirmar que ela está “condenada”, e alerta sobre o excesso de consumo e trabalho. Para ele, as pessoas precisam se libertar da “lei da necessidade”.

“Se suas necessidades se multiplicam, você passa a vida atrás dessas necessidades. Os humanos podem criar necessidades infinitas. O mercado nos domina e rouba nossas vidas. A humanidade precisa trabalhar menos, ter mais tempo livre e ser mais pé no chão.”, acrescentou o estadista. 

Quando questionado se a humanidade pode mudar, Mujica afirmou que, atualmente, mas pessoas “vivem para trabalhar” e “trabalham para comprar”. Logo, ele não acredita que acontecerá alguma mudança visceral na sociedade durante sua vida.

Por que tanto lixo? Por que você tem que trocar de carro? Trocar a geladeira? Só existe uma vida e ela acaba. Você tem que dar sentido a ela. Lute pela felicidade, não apenas pela riqueza” disse Mujica.

Diagnóstico

No final de abril, o ex-presidente uruguaio revelou que foi diagnosticado com câncer no esôfago após um check-up de rotina. Ele afirmou que, enquanto puder, continuará “vivo” e “ativo” em sua chácara nos arredores de Montevidéu.

Naquele momento, a eficácia do tratamento foi alvo de dúvidas, devido à idade avançada de Mujica e a uma doença autoimune que afeta seus rins.