Doutor Gama, dirigido por Jeferson De, conta a história do advogado, poeta e jornalista que foi responsável por libertar centenas de pessoas escravizadas no século 19
No dia 5 deste mês foi lançada uma nova produção cinematográfica sobre a vida de Luiz Gonzaga Pinto da Gama, uma figura importantíssima para a história e cuja vida foi marcada pela luta pela liberdade dos negros brasileiros.
O filme é dirigido por Jeferson De e tem coprodução da Globo Filmes e da Paranoid.
Baseada na biografia de Luiz Gama, a obra trata da história do filho de uma mulher negra livre que acaba sendo escravizado aos 10 anos, após ter sido vendido pelo próprio pai. Anos mais tarde, o menino se tornaria advogado autodidata e responsável por libertar mais de 500 pessoas escravizadas.
"Eu gosto muito dele no cinema porque ele reconstrói, de alguma forma, o que nos acostumamos a ver nos últimos anos no audiovisual. Porque de cara, não dá para descrevê-lo com um único adjetivo. Luiz Gama é um avogado, mas também é jornalista e poeta", disse o ator que interpreta o abolicionista, César mello, em coletiva de imprensa.
"Eu sou formado em letras, mas também nunca ouvi falar do poeta Luiz Gama na minha universidade, o que é um problema", afirmou. "Ele é o primeiro poeta a escrever sobre a mulher preta. Ele, como poeta, tem uma importância que também foi apagada", finalizou.