Além dessas acusações, uma terceira pessoa será acusado de abuso animal, graças ao estado inadequado do lugar que os cães estavam
Roseana Murray, de 73 anos, escritora, foi alvo de um ataque perpetrado por três cães da raça pitbull nas primeiras horas da manhã da sexta-feira, 5, em Saquarema, Rio de Janeiro. As autoridades policiais identificaram os indivíduos responsáveis pelos animais.
Eles enfrentarão acusações por agressão física. Três indivíduos foram conduzidos à 124ª Delegacia de Saquarema, com um deles já tendo sido libertado. Este último será acusado de abuso animal, devido às condições inadequadas do local onde os cães estavam alojados.
Os outros dois, que alegam ser os proprietários dos cachorros, permanecem detidos e enfrentarão acusações criminais por agressão corporal e negligência na proteção.
Os cães estavam soltos em uma propriedade à beira-mar, cercada por um muro de tamanho moderado. A escritora de literatura juvenil foi atacada pelos animais enquanto praticava sua caminhada diária, de acordo com seus conhecidos.
Residentes locais afirmam que os mesmos cães já haviam causado medo em outras pessoas que passavam pelo local. "Já fui atacado pelos mesmos cachorros em janeiro. Fui à delegacia, avisei ao Bombeiro e ninguém fez nada. Falei, inclusive, com o ocupante da casa", disse Júlio Gomes ao Splash, do UOL, que também faz caminhadas diárias pela área costeira de Saquarema.
A polícia ordenou o recolhimento dos animais, que foram entregues à Guarda Ambiental de Saquarema para serem abrigados em uma instalação municipal. A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro confirmou que a condição de saúde de Murray é estável.
A paciente foi avaliada por uma equipe médica multidisciplinar, incluindo neurocirurgião, cirurgião-geral, cirurgião bucomaxilo facial e ortopedista. Ela foi submetida à cirurgia e encontra-se estável”, informou a instituição hospitalar.
Roseana ficou gravemente ferida e foi resgatada por um helicóptero do Corpo de Bombeiros para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo. O hospital confirmou para o Splash que Murray teve o braço direito amputado, enquanto o esquerdo precisou ser reconstruído, e a escritora também sofreu a perda de uma das orelhas.