Prêmio 'Descobertas do Ano' selecionou as principais obras infantis do ano
Nos 200 anos da Independência do Brasil, a segunda edição do prêmio 'Descobertas do Ano', feito pelo site Aventuras na História, tem como objetivo relembrar os nomes que foram 'excluídos' do processo histórico que agora passa pelo bicentenário.
Nomes como: Padre Belchior Pinheiro de Oliveira, Frei Caneca, Domingos José Martins, Sepé Tiaraju, Barbara Alencar,Joana Angélica, e até mesmo a imperatriz Leopoldinaserão relembrados no vídeo especial que contará com a cerimônia da premiação.
Para o prêmio 'Descobertas do Ano', a redação do site indicou os principais nomes na área da educação, entretenimento e audiovisual, através das categorias: ‘Obra destaque’; ‘Livro infantil’; ‘Escritor do ano’; ‘Descoberta do ano’; ‘Obra do ano’; ‘Melhor Tiktoker’; ‘Melhor série baseada em fatos’; ‘Melhor filme baseado em fatos’; ‘Melhor produção documental’; ‘Destaque do ano’; ‘Melhor Podcast’; ‘Melhor podcast true crime’.
Contudo, quem escolhe o vencedor(a) é você! A sexta categoria da celebração escolherá a 'Melhor obra infantil'. Abaixo, você confere as obras indicadas e escolhe qual vai vencer a categoria. Não deixe de participar!
Confira a sinopse abaixo!
"Para que servem estes pequenos textos que aqui lhes apresento? para que possamos nos espantar com aquilo que nos parece óbvio, mas não é. Não é, porque pouco sabemos sobre essas populações. O que nos ensinaram tem a ver com a tal da história única contada por uma voz estridente que nunca nos ofereceu outras versões e por conta disso acabamos por aceitar o que nos era ensinado".
Confira a sinopse abaixo!
"Se você tivesse uma casa na árvore, como seria? Você tem a habilidade de encontrar uma CAPIVARA perdida? E que tal fazer parte de uma história comigo e meus amigos? Eu sou o Mike, e este é meu Livro Interativo! Com a sua ajuda, vamos embarcar em uma aventura juntos. Então, já prepare seus lápis, suas canetinhas, sua criatividade e vamos começar".
Confira a sinopse abaixo!
"Neste guia de penteados, leitores de todas as idades vão aprender tudo sobre o cuidado com os cabelos cacheados e crespos. Afinal, é possível estilizá-los das mais diferentes (e divertidas) maneiras, sejam os fios curtos ou longos. Mas este também é um livro para exaltar a beleza de todas as pessoas negras. Por isso, além dos penteados, os leitores vão encontrar a origem de cada um deles e curiosidades sobre o cuidado com o cabelo ao longo da história, como informações sobre o movimento Black Power, o que é afrofuturismo, quem foi o grupo dos Panteras Negras (cujo nome inspirou o super-herói), entre tantas outras. Com ilustrações cuidadosas e repletas de cores e detalhes feitas por Flávia Borges (breeze), o manual é um convite para crianças, adolescentes e adultos vivenciarem um momento de moda, diversão e autodescoberta".
Confira a sinopse abaixo!
"Que Paulo Rezzutti gosta de contar histórias do Brasil, todo mundo já sabe, mas agora ele se dirige ao público infanto-juvenil, revelando a todos nós que as Princesinhas e os Principezinhos da história brasileira foram crianças muito mais parecidas conosco do que podíamos imaginar. Quem já não se surpreendeu e se divertiu ao descobrir a foto da mãe, do pai ou dos avós quando crianças? Melhor ainda quando ouvimos as histórias das suas infâncias, tomadas de travessuras e aventuras. Não foi diferente com D. João VI, D. Leopoldina, Zumbi ou Paraguaçu. Todas as nossas princesas e príncipes, tanto aqueles de origem europeia, quanto os africanos e seus descendentes e os indígenas foram crianças, aprontaram, se divertiram, tiveram medos e têm muita história para contar. O nosso autor ainda irá nos revelar que a vida da realeza não era nada fácil para os pequenos nobres, continuando, nesse seu novo livro, o seu trabalho de recuperação e divulgação da História do Brasil".
Qual o seu livro favorito?
Para você, qual a melhor obra infantil?
- Crônicas Indígenas Para Rir e Refletir na Escola, por Daniel Munduruku
- As aventuras de Mike: o livro interativo, por Gabriel Dearo e Manu Digilio
- Manual de penteados para crianças negras, por Joana Gabriela Mendes e Mari Santos
- Princesinhas e Principezinhos do Brasil, por Paulo Rezzutti