Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

Desaparecimento de submarino da Segunda Guerra é solucionado 81 anos depois

Mistério envolvendo submarino britânico da Segunda Guerra Mundial foi solucionado após mais de 80 anos; entenda a descoberta

Redação Publicado em 15/10/2024, às 16h19 - Atualizado às 16h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A descoberta do submarino - Κostas Thoctarides/Planet Blue
A descoberta do submarino - Κostas Thoctarides/Planet Blue

Uma equipe de exploradores marítimos, liderada pelo especialista grego em operações subaquáticas Kostas Thoctarides, encontrou o naufrágio do submarino britânico HMS Trooper no Mar Egeu, ao norte da ilha de Donoussa.

A embarcação, que desapareceu em 1943 durante a Segunda Guerra Mundial, foi descoberta a uma profundidade de 235 metros, solucionando um enigma que perdurou por mais de 80 anos.

O HMS Trooper estava em uma missão secreta em outubro de 1943 para desembarcar três agentes da resistência grega na ilha de Kalamos. Após completar essa tarefa, o submarino foi encarregado de patrulhar o Mar Egeu, região onde as forças alemãs haviam posicionado minas navais, explica o Live Science.

Quando não chegou ao seu destino em Beirute no dia 17 do mesmo mês, todos os 64 tripulantes foram dados como mortos.

Submarino
Detalhes da descoberta - Κostas Thoctarides/Planet Blue

A pesquisa conduzida por Thoctarides e sua equipe revelou que expedições anteriores estavam concentradas muito a leste da localização real do naufrágio. Com base em relatórios de guerra e análises detalhadas, os pesquisadores teorizaram que o submarino poderia ter afundadoentre ilhas gregas ocupadas ao oeste da área inicialmente suspeitada. A confirmação veio em 3 de outubro de 2024, quando o naufrágio foi finalmente localizado.

Tecnologia

A descoberta foi possível graças ao uso combinado de sonar e um veículo operado remotamente chamado "Super Achille", que permitiu mapear o fundo do mar e explorar a área com precisão.

O HMS Trooper foi encontrado partido em três grandes seções – proa, meia-nau e popa –, evidenciando que provavelmente colidiu com uma mina naval alemã.

Submarino
Restos do submarino - Reprodução/Vídeo/Planet Blue History

Esta revelação também questiona relatos históricos sobre avistamentos do submarino em 14 de outubro de 1943. Aparentemente, tais avistamentos referiam-se a outra embarcação britânica da mesma classe.

Em um comunicado oficial da empresa Planet Blue, responsável pela operação de resgate subaquático, o estado deteriorado do naufrágio foi confirmado por meio da comparação com os desenhos originais da construção do submarino. Uma escotilha aberta na torre sugere que a embarcação navegava na superfície quando sofreu a explosão fatal.

Como um túmulo de guerra, o local não foi perturbado pela equipe de pesquisa. 

Richard Wraith, capitão da Marinha Real Britânica e filho do comandante do Trooper, Lt. John Wraith, expressou satisfação com a descoberta.

Submarino
Restos do submarino - Κostas Thoctarides/Planet Blue

"Estou ciente há muitos anos do esforço árduo da equipe de pesquisa grega para localizar os destroços do submarino e agora estou muito satisfeito e animado que seus esforços foram recompensados", afirmou Richard em comunicado. "Espero que todos os familiares daqueles que se foram com meu pai possam usar a localização definitiva de Trooper como um ponto focal para enterrar quaisquer memórias de seus entes queridos".

Confira detalhes da descoberta no vídeo!