Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Gladiador 2

Gladiador 2: Relação entre Máximus e Lucius é explicada no novo filme

Gladiador 2 narra a jornada de Lucius — que no filme clássico é apenas uma criança admiradora de Máximus; mas qual a relação?

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 21/10/2024, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Russell Crowe e Paul Mecal em 'Gladiador' e 'Gladiador 2' - Divulgação
Russell Crowe e Paul Mecal em 'Gladiador' e 'Gladiador 2' - Divulgação

Gladiador 2 estreia nos cinemas brasileiros em 14 de novembro. O filme de Ridley Scott acompanhará a trajetória de Lucius (Paul Mescal) mais de duas décadas depois da jornada épica de Máximus Décimus Meridius, que rendeu o Oscar de Melhor Ator para Russell Crowe

+ Gladiador: O detalhe que quase fez Russell Crowe desistir do filme

No primeiro longa, Lucius, ainda menino, é apresentado como filho de Lucilla (Connie Nielsen). Embora apareça em poucas cenas, o jovem sempre mostra sua admiração e inspiração em Máximus. 

Em Gladiador 2, porém, ele se torna o foco principal da história. Agora adulto, ele também busca vingança contra o Império Romano por meio de combates de gladiadores — assim como Décimus Meridius. Mas qual a relação entre os dois personagens? Saiba abaixo, mas cuidado com spoilers do filme!

Máximus e Lucius

Apesar de Gladiador não ser um filme historicamente preciso, Lucius Verus é um dos personagens que é baseado em uma figura histórica real. Filho de Lucilla, Lucius Verus II morreu jovem— antes mesmo de Commodus (Joaquin Phoenix) se tornar imperador, aponta a Esquire. Ele foi filho de Lucius Vero que, assim como Lucilla, também acabou sendo morto pelo Império Romano. 

Mas, em Gladiador 2 a história muda, com Lucius confirmado na pele do filho de Máximus, repercute o Screen Rant. A revelação é feita pela própria Lucilla, que conta ao filho detalhes sobre seu passado. 

Na história do novo filme, Lucius tem uma trajetória muito parecida com Máximus no que diz respeito a como o Império Romano afetou sua vida — e como eles buscam, ou buscaram vingança, se tornando um 'Gladiador'. 

Esses paralelos, inclusive, são reconhecidos por Lucilla, que diz que o filho precisa se inspirar na força do pai (apontando que ele se chamava Máximus). A revelação coincide com Lucius pegando a armadura e espada de seu pai, abraçando totalmente seu legado. 

Lucius (Paul Mescal) e Marcus Acacius (Pedro Pascal) em Gladiador 2 - Divulgação/Paramount Pictures

A revelação confirma a teoria que já era debatida há décadas. Mas por qual motivo a relação entre os dois não foi explicada e nem revelada? 

O futuro de Gladiador

Um ponto que sempre alimentou a teoria de que Máximus era pai de Lucius foi justamente o passado romântico do gladiador com Lucilla. É verdade que 'Gladiador' não estabelece uma linha do tempo do romance, mas existem muitas referências entre o passado dos dois. 

A confirmação disso em um novo filme, além disso, contribui para engrandecer ainda mais todo o núcleo emocional que Máximus viveu no filme. Visto que o longa foca totalmente em seu desejo de vingança contra o imperador romano Commodus — que assassinou a esposa e o primeiro filho de Máximus após ele se recusar a apoiar seu reinado. 

Assim, a confirmação de Lucius como filho de Máximus, de certa forma, poderia prejudicar um pouco seu arco de vingança e não o tornar tão convincente assim, explica o ScreenRant. Mas a revelação também ajuda, e muito, no desenvolvimento de Lucius no novo filme — onde a história começa com seus entes queridos sendo mortos quando os romanos invadem a província da Numídia. 

As nuances entre as duas histórias ajudam a consolidar Lucius como um protagonista forte, assim como Máximus foi, mas o engrandecendo ainda mais com a responsabilidade de continuar o legado de seu pai — de manter as lutas contra às elites romanas.

O último ponto nessa equação é que a revelação apenas no segundo filme abre a possibilidade para uma trilogia. Anteriormente, em entrevista à Premiere, Ridley Scott falou que já tinha uma ideia traçada para um terceiro filme de Gladiador, afirmando que a ideia surgiu a partir da 'herança' de Lucius — mostrando como o legado de Máximus que caiu sobre ele pode ser algo com que ele não gostaria de contar. 

Russell Crowe em Gladiador - Divulgação

O que deixa a premissa ainda mais empolgante é a possibilidade de Russel Crowe reviver seu clássico papel. Embora seu personagem tenha morrido em Gladiador, e isso nunca será revertido, Máximus poderia ser incluindo em cenas de flashback ou mostrando fatos pouco explorados sobre sua vida.