Um novo estudo, realizado por pesquisadores brasileiros, poderá revolucionar os tratamentos contra o câncer
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Triângulo Mineiro, foi capaz de identificar uma molécula que poderá auxiliar no tratamento contra o câncer. A molécula inédita é encontrada em um complexo de cobre, conforme afirma o estudo publicado no periódico Scientific Reports.
Os cientistas perceberam, por meio de testes realizados com células tumorais de humanos e de camundongos, que o complexo de cobre poderia induzir a produção de espécies reativas de oxigênio.
Segundo os profissionais, essas moléculas são conhecidas por serem altamente reativas e por sua capacidade de transformar as demais moléculas.
De acordo com informações da CNN, durante as análises, os pesquisadores observaram que as espécies reativas de oxigênio conseguiram atingir as células tumorais, de modo que danificaram seu DNA.
Como resultado, as células cancerosas entraram em um processo de morte celular programada, conhecido como apoptose.
A descoberta representa um grande passo para a medicina uma vez que o uso do complexo de cobre, por selecionar as células tumorais, poderá diminuir os efeitos colaterais dos atuais tratamentos e aumentar as chances de cura do câncer.
Confira o estudo completo por meio deste link.