Comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil contarão com o coração de Dom Pedro I
Um tema que dividiu brasileiros nos últimos meses teve desdobramento. Portugal confirmou que o coração de Dom Pedro I viajará até o Brasil para a comemoração dos 200 anos da independência do Brasil.
A confirmação do empréstimo foi repercutida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo, 17. O órgão está preservado há mais de 180 anos na Irmandade da Lapa, em Portugal.
Ao programa, Rui Moreira, atual prefeito de Porto, autorizou o translado, além de enfatizar que vai acompanhar o transporte. Ele também explica que as datas exatas ainda serão combinadas.
“Autorizo que o coração de Dom Pedro, primeiro imperador do Brasil, seja transladado para o Brasil em datas a acertar entre o meu gabinete e o Palácio Itamaraty. Serei eu mesmo a garantir e acompanhar o transporte deste importante tesouro da cidade”, destacou Rui Moreira.
A preservação do órgão envolve um processo delicado. Armazenado num mausoléu da igreja Irmandade da Lapa, esta fundada no século XVIII, é preciso encarar cinco chaves para conseguir acessar o coração do imperador. Atualmente, as chaves se encontram na posse do prefeito.
Vale ressaltar que o mausoléu é aberto raramente. Um dos episódios se deu nas últimas semanas, quando o órgão de Pedro I passou por uma perícia que aprovaria a viagem do órgão até o Brasil.