A Ilha dos Franceses, está localizada a 4 Km da costa do Espírito Santo e tem cerca de 1.200 cobras
Na Ilha dos Franceses, a 4 quilômetros da costa do Espírito Santo, centenas de serpentes de uma espécie até então desconhecida — e ameaçada de extinção — habitam a região. Em reportagem, o Fantástico, desvendou o local e essas particulares cobras.
A estimativa é que existam na Ilha dos Franceses, cerca de 1.200 cobras, o que faz do local, a ilha com maior densidade de cobras do país.
Chamada de Bothrops sazimai, é uma espécie exclusiva da ilha. No continente, há milhares de anos, existia apenas a Jararaca, no entanto, com a subida do oceano algumas ficaram isoladas na ilha que se formou.
Através das modificações, ela até mesmo se tornou outra espécie. Para dar continuidade aos estudos, as pesquisadoras querem tatuar as cobras com uma tinta que brilha no escuro para acompanhar suas vidas na ilha. Além disso, duas delas serão levadas ao continente.
Coletamos um macho e uma fêmea. Então nós vamos levar para o Instituto Butantan e lá no instituto eles vão fazer outros estudos que não são possíveis aqui no campo, né? Estudos de observação, de comportamento, que não dá pra gente fazer aqui”, explicou a bióloga Jane de Oliveira, para a reportagem.