Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Centenas de antigas conchas peroladas são descobertas na Polinésia Francesa

Uma grande escavação na Polinésia Francesa encontrou mais de 1.500 objetos que remontam ao século 19, revelando mais sobre o passado da população

Redação Publicado em 31/01/2024, às 11h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do local de escavações - Divulgação/ James Flexner e Emilie Perez
Fotografia do local de escavações - Divulgação/ James Flexner e Emilie Perez

Uma escavação arqueológica realizada entre outubro e novembro de 2023 nas Ilhas Mangareva, pertencentes ao território da Polinésia Francesa, trouxe à tona mais de 1.500 artefatos curiosos do passado. 

Os achados, que foram encontrados através de 19 localizações diferentes, remontam ao século 19, revelando mais sobre a vida cotidiana das pessoas que viviam na ilha nesta época. 

Segundo repercutiu o Phys.org, foram descobertas tigelas de cerâmica, restos de refeições (como ossos de peixes e pássaros) e frascos contendo remédios, bebida alcoólica e perfumes. Ainda foi possível identificar que algumas das garrafas de medicamentos e de álcool eram importadas, vindas da Grã-Bretanha, França e Holanda. 

Conchas

Um dos achados que mais surpreendeu os especialistas, porém, foi de centenas de conchas peroladas utilizadas por mariscos do gênero Pinctada. Por conta de sua beleza, esses objetos eram usados pelos habitantes da Polinésia Francesa para criar pingentes, botões decorados e estatuetas. 

Na década de 1840, aliás, essas conchas cultivadas na região se provaram uma mercadoria lucrativa, sendo exportadas às toneladas para o restante do mundo.

Conforme James Flexner, professor da Universidade de Sydney que está co-liderando o projeto arqueológico, as escavações têm como objetivo ajudar a comunidade local a entender sua própria história.