País europeu, que celebra festa há 200 anos, fez críticas ao líder da Rússia durante celebração
Nesta terça-feira, 21, milhares de foliões foram às ruas de diversas cidades da Alemanha para celebrar o carnaval, que possui uma tradição de 200 anos no país. Em meio a fantasias e alegorias, o que ganhou destaque foram os carros alegóricos que satirizavam o presidente da RússiaVladimir Putin, às vésperas do aniversário de um ano da Guerra da Ucrânia.
Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, na cidade oeste de Dusseldorf, um dos carros retratava o presidente dentro de uma banheira de sangue. Em outro, um boneco de Putin assopra diante de um guarda-chuva com a representação da bandeira da União Européia.
As críticas no carnaval acontecem em meio a discussões de possíveis sanções da Alemanha à Rússia, como um embargo gradual das importações e abastecimento de petróleo russo. Putin, em resposta ao líder alemão Olaf Scholz, cortou o envio de gás para Berlim.
Conforme noticiado pelo portal G1, na cidade de Frankfurt, um carro alegórico mostrava Vladimir Putin engolindo um mapa com a frase “engasgue com isso”. Na Colônia, localizada no Rio Reno, bonecos mostravam o russo beijando um diabo, em alusão à imagem do beijo entre Leonid Brezhnevat, da União Soviética, e Erich Honecker, da Alemanha Oriental.
Simultaneamente às sátiras, o país recebe as visitas de Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, e do presidente americanoJoe Biden para discutir acordos políticos e reforçar o apoio diante do conflito na Ucrânia.