Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cápsula do tempo

Cápsula do tempo de 1905 é encontrada durante demolição de escola

A cápsula do tempo de 118 anos foi encontrada durante a demolição de uma escola primária

Redação Publicado em 09/06/2023, às 14h06 - Atualizado em 15/06/2023, às 11h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cápsula do tempo encontrada - Reprodução/MNH
Cápsula do tempo encontrada - Reprodução/MNH

Em Douglas, durante uma demolição de uma escola primária em janeiro deste ano, construtores encontraram uma cápsula do tempo que data do ano de 1905. O achado, doado ao Manx National Heritage (MNH), se encontrava próximo de um terreno da Henry Bloom Noble School. 

De acordo com a BBC, dentro da cápsula continham jornais e moedas que estavam enterrados em uma jarra de vidro. Esta, por sua vez, se encontrava lacrada com cera e envolta em chumbo. 

A escola Henry Bloom Noble School teve sua inauguração no ano de 2016, e substituiu, na ocasião, a Ballacloan Infants' School em Tynwald Street e a Fairfield Junior School em Demesne Road.

Rachel Ashley, que é professora, disse que tanto os alunos quantos os funcionários desejaram que o objeto encontrado fosse doado "para que outras pessoas possam descobrir".

O achado

Após ser encontrada, a equipe do MNH descobriu o conteúdo da cápsula fechada utilizando materiais de coleções de jornais digitalizados. Com esses dados, o Mona's Herald relatou que a peça de 118 anos foi enterrada na cerimônia de lançamento da pedra fundamental da escola, o que teria ocorrido em 22 de novembro de 1905.

Além disso, no relatório, foi informado que dentro do objeto achado havia uma lista com os nomes dos membros do conselho, funcionários e diretores da época da Demesne Road Board School.

De acordo com o documento, os exemplares dos jornais Mona's Herald e Daily Times, além de moedas da época e outros documentos relativos às obras de construção contidos no frasco, serão úteis para quando, no futuro, a garrafa for aberta.

A professora Ashley disse que todos ficaram "animados e surpresos" quando descobriram a cápsula, e ainda ressaltou: "Temos o prazer de doar para o Museu Manx para que outros possam descobrir".