Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Brinquedo milenar em formato de animal é encontrado na Islândia

Em excelente estado de conservação, o objeto, feito de rocha vulcânica, se tornou motivo de debate entre os pesquisadores

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 26/08/2024, às 08h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O artefato encontrado - Divulgação/Seyðisfjörður Archaeological
O artefato encontrado - Divulgação/Seyðisfjörður Archaeological

Um artefato semelhante a um animal, possivelmente um brinquedo datado entre 940 e 1000 d.C., foi revelado durante escavações arqueológicas na Islândia.

Encontrado no assentamento de Fjarðar, perto da cidade islandesa de Seyðisfjörður, o objeto tem sido motivo de debates entre os pesquisadores. Enquanto alguns apontam que ele retrataria um urso, outros acreditam que seria, na verdade um porco. Nas redes sociais, usuários sugeriram que se tratasse de um cachorro.

Rocha vulcânica

De acordo com o portal Galileu, o artefato é feito de uma rocha vulcânica conhecida como tufácea e está em excelente estado de conservação, com apenas uma das orelhas do animal danificada. Ele mede 5 centímetros de comprimento e 2,7 de largura.

Ragnheiður Traustadóttir, líder das escavações que descobriu o artefato, afirmou em um comunicado ao jornal local Austurfrétt: "Estamos examinando o objeto mais de perto, mas ainda o interpretamos como um brinquedo, e há várias opiniões sobre qual animal ele representa". Ela acredita que o artefato se assemelha a um urso ou a um porco, descartando a possibilidade de ser um cão.

Traustadóttir também comentou sobre a origem da rocha: "Esse tipo de rocha não é muito comum em Seyðisfjörður, mas é bastante encontrado em Borgarfjörður e em várias partes do território islandês. A rocha vermelha, que faz parte das camadas vermelhas nas montanhas aqui, é uma pedra fácil de entalhar."