Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Brasileiros precisam de nova autorização de viagem para entrar no Reino Unido

Nova autorização de viagem eletrônica (ETA) será necessária a partir desta quarta-feira, 8, e custará 10 libras esterlinas; entenda!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 07/01/2025, às 09h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do Big Ben tirada em Londres, capital da Inglaterra - Getty Images
Fotografia do Big Ben tirada em Londres, capital da Inglaterra - Getty Images

Aqueles que adoram viajar para outros países e conhecer destinos turísticos badalados pelo mundo agora devem ter uma preocupação extra caso queiram viajar para o Reino Unido. Isso porque, a partir desta quarta-feira, 8 de janeiro, brasileiros vão precisar de uma autorização de viagem eletrônica (ETA, na sigla em inglês) para entrar nas terras britânicas.

Esse procedimento, conforme repercute o g1, custa 10 libras esterlinas (que, na cotação atual, está em R$ 76,43), e vale por até 2 anos. Ele vale para os portadores de qualquer passaporte brasileiro — comum, oficial ou diplomático —, e não é exclusivo para o Brasil, sendo necessário a qualquer viajante de países não-europeus isentos de visto.

Esse sistema, vale mencionar, não é exatamente uma novidade, já sendo necessário para quem viaja ao Catar desde outubro de 2023, por exemplo. Com essa nova autorização, os viajantes podem permanecer no Reino Unido por até seis meses a passeio, visitas a familiares ou amigos, negócios ou curso acadêmico de curta duração, trabalho no setor criativo, visita para trabalho remunerado permitido e até para fazer escala, mesmo que não se esteja sujeito ao controle de fronteira do Reino Unido.

Mais detalhes

Após obter o ETA, o solicitante o tem vinculado digitalmente ao passaporte, de forma que não é necessária uma cópia impressa. Ainda assim, o governo britânico recomenda que os viajantes imprimam o e-mail que comprova o recebimento da autorização, por segurança. Vale mencionar ainda que, caso você obtenha um novo passaporte, precisa solicitar um novo ETA, e essa autorização não garante a entrada no Reino Unido, dependendo ainda da passagem pela imigração britânica.

A autorização pode ser obtida através do aplicativo, disponível para iPhone ou Android, ou diretamente pelo site do governo britânico. Cada solicitação deve ser feita individualmente, mas pode ser realizada por terceiros, para o caso de crianças.

Para fazer todo o processo de solicitação, são necessários cerca de 10 minutos, bem como o envio de uma foto do passaporte e do rosto do solicitante. Também será necessário responder algumas perguntas específicas, mas não se precisa de detalhes da viagem.

A taxa poderá ser paga por cartão de crédito, débito, Apple Pay ou Google Pay e, caso aprovada, o solicitante receberá um e-mail confirmando a solicitação, e que o ETA será vinculado ao passaporte inscrito.

Leia também:Reino Unido lança coleção limitada de moedas em homenagem a Paul McCartney