Donald Trump, o presidente eleito dos EUA, vem sugerindo nos últimos dias que o Canadá deveria se tornar o "51º estado" norte-americano
Donald Trump, o presidente eleito dos Estados Unidos, publicou na noite desta terça-feira, 7, em uma rede social mapas em que o território do Canadá aparece incorporado aos Estados Unidos. Recentemente Trump vem sugerindo que o Canadá deveria se tornar o "51º estado" norte-americano, alegando que a medida seria financeiramente vantajosa para ambos os países.
Durante uma entrevista coletiva na Flórida, também na terça-feira, o republicano reforçou sua sugestão e chamou a fronteira entre os dois países de "linha artificialmente desenhada". "Eles são ótimos, mas estamos gastando centenas de bilhões por ano para protegê-los. Estamos gastando centenas de bilhões por ano para cuidar do Canadá", afirmou Trump, segundo informações do portal G1.
Ele ainda mencionou a possibilidade de usar a força econômica dos Estados Unidos contra o Canadá, impondo tarifas ou promovendo boicotes a produtos canadenses. Mais tarde, em dois posts nas redes sociais, Trump compartilhou mapas nos quais os dois países apareciam unidos. No primeiro, a bandeira norte-americana cobre todo o território, acompanhado da legenda: "Oh, Canadá!". No segundo, o mapa apresenta Estados Unidos e Canadá como um único país, sem qualquer legenda.
As declarações provocaram reações imediatas. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, utilizou as redes sociais para refutar a ideia: "Nunca, jamais, o Canadá fará parte dos Estados Unidos". Trudeau destacou a importância da parceria comercial e de segurança entre as duas nações e, em uma publicação em inglês, afirmou que a possibilidade de anexação é "menor que a de uma bola de neve (não derreter) no inferno".
A ministra das Relações Exteriores do Canadá, Melanie Joly, também condenou os comentários de Trump sobre o uso de força econômica contra o país. "Os comentários do presidente eleito Trump mostram uma total falta de compreensão do que faz do Canadá um país forte. Nunca recuaremos diante de ameaças", declarou.
+ Leia também:Para Trump, o Canadá deveria ser um Estado dos EUA: 'Muitos querem'