Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paul McCartney

Reino Unido lança coleção limitada de moedas em homenagem a Paul McCartney

A Royal Mint lançou uma coleção de moedas de cinco libras em homenagem a Paul McCartney, celebrando a trajetória do ex-Beatle

Redação Publicado em 06/12/2024, às 10h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul McCartney e moeda em sua homenagem - Getty Images; Divulgação/Royal Mint
Paul McCartney e moeda em sua homenagem - Getty Images; Divulgação/Royal Mint

A Royal Mint (Casa da Moeda Real Britânica), lançou uma coleção de moedas de cinco libras em homenagem a Paul McCartney, celebrando a trajetória do ex-Beatle e ícone global da música. 

Segundo comunicado da instituição, foi “um grande desafio condensar uma carreira tão extraordinária em uma imagem do tamanho de uma moeda”. No centro do item, “aparece a assinatura característica do artista, com ‘Paul’ como ele a escreve e 'McCartney' em letras maiúsculas abaixo”. 

“Acima do texto, está o icônico baixo Höfner estilo violino para canhotos, completo com o logotipo da banda Wings no cabeçote, enquanto a base do design exibe as teclas de um piano. O fundo do design é familiar para os fãs dos Beatles, trazendo a inconfundível psicodelia do icônico ‘Magic Piano’ do cantor e compositor como tela para a composição geral”, acrescenta a nota. 

As moedas de edição limitada estão disponíveis no site da instituição; os preços começam em 15,50 libras (R$ 118).

moeda
Moeda homenageia Paul McCartney / Crédito: Divulgação/Royal Mint

Homenagem

Para Rebecca Morgan, diretora da seção de moedas comemorativas da Royal Mint, "o que torna esta peça tão especial é que Paul esteve envolvido em todo o processo de design”. “O item celebra diversos elementos de sua carreira solo, e esperamos que seus fãs desfrutem dessas referências", afirmou à AFP. 

Recentemente, McCartney concluiu a etapa latino-americana da turnê "Got Back", na qual se apresentou para mais de 500 mil pessoas, e iniciou a fase europeia com shows em Paris, Madrid, Manchester e Londres. 

Antes dessa etapa, a Royal Mint presenteou o músico com uma versão em formato de palheta da moeda, remetendo ao uso de moedas para tocar violão no início de sua carreira. "É uma grande honra. Nunca poderia ter imaginado algo assim quando era criança", disse McCartney à AFP. 

No início de 2025, a instituição realizará um leilão de uma moeda de ouro de cinco quilos, assinada pelo músico, cuja produção exigiu mais de 250 horas de trabalho.