Kátyna Baía e Jeanne Paolini foram acusadas de tráfico internacional de drogas depois que tiveram as etiquetas de suas malas trocadas
A Justiça alemã determinou que as brasileirasKátyna Baía e Jeanne Paolini, que foram presas após terem suas malas trocadas por bagagens contendo drogas, têm direito a receber indenização. O valor da compensação ainda está pendente de definição e o Ministério Público do estado alemão de Hessen tem um prazo de sete dias para apresentar recurso.
Conforme a legislação local, cada dia de prisão injusta é indenizado com 75 euros. De acordo com a advogada Chayane Kuss, que representa as duas no caso, o montante total deverá ser de pelo menos 2.850 euros (cerca de R$ 15 mil).
De acordo com informações do portal de notícias UOL, o casal foi detido sob a acusação de tráfico internacional de drogas em Frankfurt, uma cidade do estado. A decisão foi proferida na última quinta-feira, 29.
A advogada descreveu a decisão como um "marco importante". "Foi já um passo muito importante poder ler uma decisão judicial, quer dizer, oficialmente por escrito que o estado deve indenizar pela prisão injusta. Foi muito emocionante para elas, também. É um marco importante", disse Chayane Kuss.