Supervisora de roteiro afirma que script não previa que diretor atirasse
Na última quarta-feira, 17, a supervisora de roteiro do filme ‘Rust’, Mamie Mitchell, deu entrada em um processo contra Alec Baldwin, ator e produtor do filme, no Tribunal Superior de Los Angeles, nos Estados Unidos, acusando-o de agressão e inflição intencional de angústia emocional.
Eu revivo o tiroteio e o som da explosão da arma repetidamente", declarou Mamie em entrevista coletiva.
A supervisora também alegou, no processo judicial, que o roteiro não previa que Alec Baldwin usasse a arma no momento em que ela foi disparada — durante um ensaio —, que acabou vitimando a diretora de fotografia Halyna Hutchins e ferindo o diretor Joel Souza.
Segundo a Reuters, a cena em questão pedia somente três closes de câmera: um dos olhos do ator, um segundo de uma mancha de sangue e outro do torso de Alec “enquanto ele alcançava o coldre com a mão direita e retirava a arma”.
“Não havia nada no roteiro sobre a arma ser disparada pelo acusado Baldwin ou por qualquer outra pessoa”, informa outra parte do documento obtido pela agência de notícias. Mitchell também afirmou que o diretor deveria ter verificado se a arma estava carregada com munição real e não somente confiar no diretor-assistente.
"Em nossa opinião, o Sr. Baldwin escolheu jogar roleta russa quando disparou uma arma sem verificar e sem que o armeiro o fizesse em sua presença", afirmou Gloria Allred, advogada de Mamie.
A tragédia se deu no dia 21 de outubro. O gabinete do xerife do condado de Santa Fé, localizado no Novo México, Estados Unidos, declarou que o ator Alec Baldwin, de 63 anos, disparou uma arma durante as gravações do filme ‘Rust’, matando uma pessoa e deixando outra ferida. O artista não sabia que a arma estava carregada.
"O gabinete confirma que os dois indivíduos baleados no set de 'Rust' foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e o diretor do filme, Joel Souza, 48, atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator e produtor Alec Baldwin", disse a nota.
Conforme repercutido pelo portal de notícias G1, o disparo trágico se deu durante a gravação de uma cena do filme 'Rust', que tem como tema o velho oeste. A produção é estrelada e produzida por Alec.
Após o acidente, o ator fez uma publicação nas redes sociais.
“Não há palavras para expressar meu choque e tristeza pelo trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, esposa, mãe e muito admirada colega nossa. Estou cooperando totalmente com a investigação policial para resolver como essa tragédia ocorreu”, disse Alec.
Ele também declarou oferecer suporte para os familiares da diretora neste momento difícil.
“Estou em contato com o marido dela, oferecendo meu apoio a ele e sua família. Meu coração está partido por seu marido, seu filho e por todos que conheciam e amavam Halyna”.