Um dos maiores ícones da música, a cantora britânica Amy Winehouse tem detalhes de sua vida pública e íntima revelados no documentário 'Back to Black'
Publicado em 18/11/2024, às 09h12
No último sábado, 16 de novembro, chegou ao catálogo do Amazon Prime Video a nova cinebiografia sobre uma das mais lendárias e trágicas histórias do mundo da música: 'Back to Black', documentário que gira em torno da vida e da carreira de Amy Winehouse, a rainha do soul britânico.
Embora tenha uma carreira breve — afinal, Amy faleceu com apenas 27 anos, —, a artista alcançou grande sucesso e se tornou uma das vozes mais inconfundíveis da indústria musical. Ela morreu após uma intoxicação alcoólica em 23 de julho de 2011, e até hoje é lembrada pelos anos que antecederam a morte, com uma série de problemas com drogas e de saúde.
O novo filme é dirigido pela cineasta inglesa Sam Taylor-Johnson e, desde seu lançamento, em abril deste ano, chamou atenção para a figura de Amy Winehouse e de seu marido, com quem viveu um relacionamento conturbado, Blake Fielder-Civil. Lidando com o vício em drogas, o casal era frequentemente perseguido por paparazzi e era protagonista de escândalos públicos.
No elenco, destacam-se Marisa Abela como Amy Winehouse e Jack O'Connell como Blake Fielder-Civil. Porém, é importante mencionar que, embora se baseie na verdadeira história de Amy, 'Back to Black' não escapa de misturar fato e ficção para narrar essa vida dramática e turbulenta.
Mergulhando mais profundamente na fase mais criativa da cantora, desde sua vida em Londres no início dos anos 2000 até sua ascensão à artista global, o filme explora minuciosamente a jornada criativa e pessoal de Amy Winehouse, destacando vários momentos-chave de que moldaram sua carreira e suas relações.
Amy Jade Winehouse nasceu em Londres em 14 de setembro de 1983, e desde cedo esteve fortemente envolvida com a música. Aos 10 anos, fortemente influenciada pelo pai, um amante de jazz, e pela paixão do avô pelo soul, Amy já compunha suas primeiras canções; e aos 19 assinou seu primeiro contato musical, segundo o g1.
Em 2003, chamou grande atenção com seu álbum de estreia, 'Frank', que apresentou sua voz única ao mundo, misturando soul, jazz, R&B e até mesmo um toque de reggae. Porém, o álbum que a levou ao estrelato mundial de fato foi lançado em 2006: 'Back to Black', de onde foi tirado o nome do novo documentário.
Porém, apesar do sucesso musical, Amy Winehouse teve uma vida pessoal bastante turbulenta, especialmente marcada pela luta contra o vício em drogas e álcool.
+ Back to Black: Veja o que é fato ou ficção no filme sobre Amy Winehouse
Confira mais detalhes sobre a carreira da rainha do soul britânico em 'Back to Black', já disponível no catálogo do Amazon Prime Video.