Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Apophis

Asteroide Apophis: 'Deus do Caos' se aproxima da Terra e pode provocar tremores

Previsto para passar pelas proximidades da Terra em meados de 2029, Asteroide Apophis poderá provocar alterações significativas em nossa superfície

Redação Publicado em 18/11/2024, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Simulação de como é esperado que o Apophis apareça para a OSIRIS-APEX - Divulgação/NASA/Universidade do Arizona
Simulação de como é esperado que o Apophis apareça para a OSIRIS-APEX - Divulgação/NASA/Universidade do Arizona

Um recente estudo conduzido pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, sugere que a passagem do asteroide Apophis (conhecido como 'Deus do Caos') nas proximidades da Terra, prevista para 2029, poderá provocar alterações significativas em sua superfície.

+ Maior que a Torre Eiffel, asteroide passará pela Terra em 2029 e será alvo de missão

De acordo com os pesquisadores, a interação com o campo gravitacional terrestre pode resultar em tremores e deslizamentos no astro durante sua trajetória próxima ao nosso planeta.

Este fenômeno está programado para ocorrer em 13 de abril de 2029, quando o Apophis deverá passar a uma distância de aproximadamente 32 mil quilômetros da Terra. Este evento permitirá que o asteroide seja visível a olho nu no Hemisfério Oriental, dispensando o uso de telescópios ou binóculos.

Asteroide Apophis

O Apophis foi descoberto em 2004 e inicialmente classificado como um dos asteroides com potencial de impacto mais ameaçadores para a Terra. No entanto, análises subsequentes descartaram essa possibilidade. O nome Apophis é inspirado na mitologia egípcia, onde representa uma serpente simbolizando o caos e a destruição.

Em março de 2021, o asteroide realizou uma passagem distante da Terra, o que possibilitou um estudo aprofundado por astrônomos. Com base nessas observações, foi afastada qualquer possibilidade de colisão em datas futuras como 2036 ou 2068.

Davide Farnocchia, do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da NASA, afirmou que "um impacto em 2068 não está mais entre as possibilidades, e nossos cálculos indicam que não há risco de impacto por pelo menos os próximos 100 anos", conforme repercutiu matéria publicada pelo UOL. 

Tão perto…

Embora 32.000 quilômetros possam parecer distantes, o asteroide Apophis passará mais perto da Terra do que os satélites geoestacionários usados ​​para transmissão de TV, navegação e previsão do tempo. 

+ Os enigmas do Ponto Nemo, o lugar mais distante da Terra

"É o campo gravitacional da Terra que basicamente remodelará levemente o asteroide, fazendo com que ele mude sua forma", explicou Dr. Holger Krag, chefe do escritório do programa de segurança espacial da ESA ao Guardian, acrescentando que a atração gravitacional também pode causar deslizamentos de terra na superfície do asteroide.

Mas um entendimento mais detalhado do asteroide pode ajudar nossos cientistas a entender quais riscos as rochas espaciais podem representar para nós. "Nosso objetivo na defesa planetária não é fazer ciência em asteroides, mas caracterizá-los de uma forma que um dia possamos desviá-los quando se tornarem perigosos", aponta.

Por fim, a professora Monica Grady, da Open University, disse que, apesar da maioria dos asteroides que passam pela Terra estão em órbitas razoavelmente seguras, um corpo celeste como o Apophis é uma questão totalmente diferente. 

Eles chegam perto da Terra, e há potencial de que um dia um deles atinja a Terra e cause um grande desastre. Acreditamos que isso aconteceu há 65 milhões de anos, quando todos os dinossauros foram exterminados", explicou. "E se for um grande asteroide e nos atingir, será uma catástrofe que destruirá a humanidade".