Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Policiais se trancam em delegacia após invasão de 200 macacos na Tailândia

Cerca de 200 primatas escaparam de recintos especiais e invadiram a cidade de Lopburi, na Tailândia, cercando a delegacia local

Redação Publicado em 18/11/2024, às 11h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Macacos ocupam as ruas de Lopburi, na Tailândia - Getty Images
Macacos ocupam as ruas de Lopburi, na Tailândia - Getty Images

A cidade de Lopburi (Tailândia), conhecida por sua convivência complicada com macacos, enfrentou uma situação inusitada neste sábado, 16. Cerca de 200 primatas escaparam de recintos especiais e invadiram a cidade, cercando a delegacia local.

Tivemos que fechar as portas e janelas para evitar que eles entrassem no prédio em busca de comida", declarou o capitão de polícia Somchai Seedee à AFP.

Em comunicado, a polícia de Lopburi informou que equipes de trânsito e agentes de plantão foram acionados para dispersar os macacos. O governo tailandês também anunciou que irá compensar vítimas de ataques, enquanto busca maneiras de reduzir os conflitos.

Cerca de uma dúzia dos primatas permaneciam no telhado da delegacia nesta segunda-feira, 18, conforme mostram fotos divulgadas pela imprensa local.

macacos
Cerca de 200 macacos cercaram a delegacia da cidade de Lopburi, na Tailândia / Crédito: Lopburi Provincial Public Relations Office

Tensões

O incidente reflete a crescente tensão entre humanos e macacos em Lopburi, onde os primatas, protegidos por leis de conservação, possuem um significado cultural importante devido à figura do deus Hanuman, herói da mitologia hindu.

Inicialmente confinados ao redor do templo Pra Prang Sam Yod, no centro da cidade, os macacos, expulsos de seu habitat natural, acabaram invadindo as ruas, ocupando edifícios e forçando o fechamento de comércios.

Considerados uma atração turística e fonte de renda para a cidade, eram tolerados pela população. No entanto, o aumento populacional e comportamentos agressivos dificultaram essa convivência.

Segundo a AFP, para lidar com o problema, as autoridades locais têm adotado medidas como programas de esterilização e, mais recentemente, uma unidade policial equipada com estilingues tranquilizantes para conter os primatas. 

Um estudo recente feito pelo governo local mostrou que há cerca de 5.079 macacos selvagens na província de LopBuri, sendo todos protegidos pela Lei de Conservação e Proteção da Vida Selvagem do país.