Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Argentina

Idoso é resgatado após ficar preso no vulcão Lanín, na Argentina

Homem de 71 anos participava de uma expedição militar no vulcão Lanín, na Argentina, que tinha como objetivo explorar as condições do local

Redação Publicado em 18/11/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Idoso é resgatado após ficar preso no vulcão Lanín - Reprodução
Idoso é resgatado após ficar preso no vulcão Lanín - Reprodução

Neste domingo, 17, um homem de 71 anos, membro do Exército Argentino, participava de uma expedição militar no vulcão Lanín, na Argentina, quando começou a sentir fortes dores abdominais que o impediram de continuar a subida ou retornar à base.

Segundo informações do jornal La Nación, o objetivo do grupo era explorar as condições do vulcão, que tem 3.776 metros de altitude e é um destino popular para montanhistas experientes.

A expedição fazia parte de uma atividade organizada pelo Exército, que incluía a utilização de dois refúgios no percurso: o do Batalhão de Infantaria Militar (BIM), a 2.250 metros de altitude, e o do Club Andino Junín de los Andes (CAJA), a 2.450 metros.

Resgate

O homem começou a passar mal no Refúgio BIM, onde foi atendido inicialmente por colegas da expedição, segundo O Globo. A situação foi reportada a um radioperador do Parque Nacional Lanín, que acionou o protocolo de emergência para resgate.

Por volta das 19h30 (horário local), a operação de salvamento foi iniciada, envolvendo 12 brigadistas da Central de Incêndios, Comunicações e Emergências (ICE), com equipes de Junín de los Andes e San Martín de los Andes, além de membros do Exército Argentino.

Os brigadistas chegaram ao local onde o homem estava por volta da meia-noite, enfrentando temperaturas extremas de −11 °C. Utilizando uma maca Kong Lecco 2.0 e cordas de segurança, a equipe começou a descida do militar pela montanha, repercute o jornal. 

O resgate foi concluído às 4h da manhã, quando o homem foi transportado até o Centro de Informações de Tromen, na base do vulcão, a 50 quilômetros de Junín de los Andes. No local, ele foi atendido por profissionais do Sistema Integrado de Emergências de Neuquén (SIEN) e permanece sob observação médica.

A operação contou com a colaboração de 12 brigadistas, dois radioperadores e membros do Comando de Incidentes do Parque Nacional Lanín, informou a mídia local.