Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Acidente

Avião cai logo após decolagem e explode no Nepal; veja vídeo!

Aeronave da Saurya Airlines transportava funcionários da própria companhia, e vitimou 18 pessoas; apenas o comandante foi resgatado com vida

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 24/07/2024, às 10h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens de vídeo em que é possível ver avião caindo e explosão - Reprodução/Vídeo/X/@avioesemusicas
Imagens de vídeo em que é possível ver avião caindo e explosão - Reprodução/Vídeo/X/@avioesemusicas

Nesta quarta-feira, 24, um avião caiu e pegou fogo logo após a decolagem, ainda dentro do aeroporto de Katmandu, no Nepal. Ao todo, havia 19 pessoas a bordo, e 18 delas morreram logo após a queda; apenas o comandante foi resgatado com vida, mas não se sabe sobre seu estado de saúde.

Conforme repercutido pelo g1, todas as pessoas eram funcionárias de uma companhia aérea, e viajavam rumo à cidade de Pokhara, para reparar outro avião. Todos a bordo eram nepaleses, exceto por um dos engenheiros, que era de nacionalidade iemenita.

Em vídeo que repercutiu nas redes sociais, é possível observar o momento em que o avião, logo após decolar, inclina-se excessivamente para a direita, até que cai. Em seguida, a gravação registra uma explosão e uma espessa fumaça preta sobe do local do acidente.

Em seguida, bombeiros chegaram ao local para tentar apagar o incêndio, e equipes de resgate começaram a vasculhar pelos restos carbonizados da aeronave, em busca de sobreviventes. O aeroporto de Katmandu, após a tragédia, foi temporariamente fechado.

+ Queda de avião militar com prisioneiros ucranianos deixa 74 mortos na Rússia

Acidentes no Nepal

Nos últimos anos, o Nepal já vem sido bastante criticado por autoridades por seu histórico de segurança aérea. No país, desde o ano 2000, estima-se que quase 350 pessoas já faleceram em acidentes de avião ou helicóptero, sendo o episódio mais mortal registrado em 1992, quando uma aeronave colidiu com uma encosta próxima a Katmandu, e matou 167 pessoas.

Em um caso mais recente, em janeiro de 2023, 72 pessoas morreram em um acidente aéreo, depois de um corte de energia por engano. Vale mencionar que o principal aeroporto do país, em Katmandu, é cercado por montanhas, o que dificulta a direção e intensidade do vento, tornando a decolagem e pouso no local em verdadeiros desafios para os pilotos.