As estruturas foram descobertas sob um estacionamento, revelando um local usado por trabalhadores têxteis há mais de 150 anos
Uma obra realizada em um estacionamento em Manchester, na Inglaterra, que tinha o intuito de transformá-lo em um novo parque público, revelou uma descoberta impressionante. Uma casa de banho que remonta da Era Vitoriana foi encontrada no local, dando detalhes sobre seu funcionamento no passado.
Pesquisadores acreditam que o estabelecimento funcionou há mais de 150 anos, mostrando-se ainda em boas condições de preservação. À BBC, o especialista Graham Mottershead afirmou: “Sabíamos o que estaríamos escavando, mas não esperávamos que os ladrilhos estivessem em tão boas condições”.
De acordo com os pesquisadores, a casa de banho em questão foi inaugurada em 1857, período em que a cidade estava crescendo cada vez mais, especialmente na produção têxtil. Assim, o estabelecimento tornou-se um local onde trabalhadores têxteis e suas famílias obtiam serviços de lavanderia e banho.
Foram identificados até agora bombas d’água, caldeiras e duas grandes piscinas, compostas por azulejos. Pelo que se sabe, o local possuía piscinas femininas e masculinas, uma das maiores tendo quase 20 metros de comprimento.
“Antes dos banhos públicos, os trabalhadores têxteis viviam em condições insalubres abarrotadas e lavavam suas roupas na água usada do banho”, explicou o arqueólogo Ian Miller. “Os banhos públicos foram uma virada de jogo para a saúde das classes trabalhadoras, manter-se limpo e ter roupas limpas eram essenciais para a saúde pública.”