Fãs do artista organizaram uma busca global pelo instrumento, usado na composição de canções icônicas como "Twist And Shout” e “Love Me Do”
Nesta quarta-feira, 14, o site oficial de Paul McCartney divulgou que o baixo do ex-Beatle, que estava desparecido há 52 anos, foi encontrado. O instrumento, que havia sido roubado em 1972, foi utilizado na gravação de algumas das canções mais icônicas da banda inglesa, como “Twist And Shout” e “Love Me Do”.
No último ano, os fãs do cantor iniciaram uma busca global, batizada de “The Lost Bass Project”, ou “O Projeto do Baixo Perdido”, em tradução literal para o português. Segundo os organizadores da ação, o baixo elétrico Höfner 500/1, “favorito” do cantor, havia sido comprado por ele por US$ 37, em uma loja de Hamburgo, na Alemanha.
Este é o baixo que McCartney tocou em Hamburgo em 1961, no Cavern em Liverpool e nas primeiras gravações de Abbey Road – ele impulsionou a Beatlemania e moldou o som do mundo moderno”, disse o The Lost Bass Project em um comunicado.
Conforme repercutido pela CNN Brasil, a iniciativa, que conta com fãs e pesquisadores dos Beatles, chegou a conclusão de que Paul havia sido visto com o baixo pela última vez em 1969, quando os Beatles estavam gravando o projeto Get Back/Let It Be em Londres.
Segundo a nota divulgada pelo site do astro, que não compartilhou outros detalhes sobre a descoberta do instrumento, “Paul está extremamente grato a todos os envolvidos” na busca.