Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paraíba

Após 94 anos de debate, Paraíba finalmente confirma nome de sua capital

Assembleia Legislativa aprovou PEC que elimina a necessidade de plebiscito e consolida nome histórico de João Pessoa como capital

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 19/12/2024, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Letreiro na praia de Tambaú em João Pessoa - Reprodução/Prefeitura de João Pessoa
Letreiro na praia de Tambaú em João Pessoa - Reprodução/Prefeitura de João Pessoa

Após décadas de discussão e uma recente tentativa judicial de reverter a situação, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) colocou um ponto final na polêmica em torno do nome da capital paraibana. Em votação unânime, os deputados aprovaram uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que retira da lei máxima do estado a obrigatoriedade de realizar um plebiscito para definir o nome da cidade.  

Com a decisão, João Pessoa se consolida como o nome oficial da capital, uma homenagem ao político paraibano assassinado em 1930. A mudança do nome de Parahyba para João Pessoa ocorreu em 1930, mas a Constituição estadual de 1988 previa a realização de uma consulta popular para confirmar a escolha.

Foto
João Pessoa - Globoplay

+ Do assassinato a homenagem: Quem foi João Pessoa?

O deputado Hervázio Bezerra (PSB), autor da PEC, argumentou que um plebiscito hoje seria desnecessário e geraria custos desproporcionais. "Se mudasse, teria de alterar todas as escrituras, imagine o dispêndio de dinheiro e perda de tempo com todos os imóveis", afirmou o palarmentar na Assembleia. 

"Os documentos civis também teriam de ser modificados. Além disso, a marca hoje é muito superior ao personagem. Se você perguntar aqui 50 pessoas quem foi João Pessoa, 10 não vão saber. Estamos no melhor período de existência, uma cidade conhecida internacionalmente e seu nome é buscado no mundo todo. Seria uma temeridade mudar", finalizou Bezerra.

A polêmica

A polêmica sobre o nome da capital voltou à tona em outubro de 2023, quando um advogado entrou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíbasolicitando a realização do plebiscito previsto na Constituição. No entanto, o TRE entendeu que a competência para marcar o plebiscito é da Assembleia Legislativa e encaminhou o processo para o Tribunal de Justiça.  

Segundo o UOL, com a aprovação da PEC, a questão está definitivamente encerrada, encerrando um debate que se arrastava há décadas. João Pessoa, a "Porta do Sol", mantém seu nome em homenagem ao político que marcou a história da Paraíba.