Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Titanic

Jornal relatando naufrágio do Titanic é encontrado no fundo de um guarda-roupa

Um jornal do The Daily Mirror que ilustra a espera enfrentada pelas famílias após o naufrágio do Titanic foi encontrado após 112 anos

Luiza Lopes Publicado em 23/08/2024, às 09h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jornal do The Daily Mirror de 20 de abril de 1912 - Divulgação/Hansons
Jornal do The Daily Mirror de 20 de abril de 1912 - Divulgação/Hansons

Um jornal do The Daily Mirror, que ilustra a espera angustiante enfrentada pelas famílias após o naufrágio do Titanic, foi encontrado no fundo de um guarda-roupa na Inglaterra após 112 anos

Em comunicado, Charles Hanson, proprietário da casa de leilões Hansons Auctioneers, disse que o item foi descoberto durante uma limpeza de casa em Lichfield, Staffordshire.

Ele ressaltou que isso só foi possível graças à avó do cliente, que guardou o jornal junto com outros que marcavam eventos importantes, como a coroação do Rei George V em 1911. O item foi leiloado por £ 34 (cerca de R$ 250) na Hansons Auctioneers nesta terça-feira, 20.

O que diz o jornal?

Publicado em 20 de abril de 1912, o jornal capta as consequências trágicas do desastre, que tirou a vida de mais de 1.500 pessoas quando o navio afundou em 15 de abril de 1912, após colidir com um iceberg durante sua viagem inaugural de Southampton para Nova York.

Como aponta o comunicado, a primeira página apresenta uma imagem comovente de duas mulheres em Southampton, a cidade portuária de onde o Titanic partiu, aguardando a publicação da lista de sobreviventes.

A manchete descreve a cena: “Uma das milhares de tragédias que fizeram do naufrágio do Titanic o mais horrível da história do mundo”.

titanic
Primeira página do jornal de 1912 / Crédito: Divulgação/Hansons

Em uma seção interna, uma página dupla traz uma galeria de imagens das vítimas e dos heróis do desastre, destacando a coragem indomável dos envolvidos.

O relato no jornal também enfatizou o impacto devastador na comunidade de Southampton, onde a maioria dos membros da tripulação residia. 

Dos 903 membros da tripulação do Titanic, apenas 210 foram salvos. Isso significa tragédia após tragédia para Southampton, onde a maioria dos homens vivia, pois por esse desastre terrível mães foram roubadas de filhos, esposas de maridos e meninas de namorados”, escreveu o The Daily Mirror.