O esqueleto de um estegossauro herbívoro foi leiloado por $44.6 milhões (R$ 248 milhões) na Sotheby's em Nova York, sendo o valor mais alto já pago por um fóssil
O esqueleto de um dinossauro foi leiloado por $44.6 milhões (R$ 248 milhões) na Sotheby's em Nova York. Foi o valor mais alto já pago por um fóssil, superando o recorde anterior de 2020, quando um Tyrannosaurus Rex conhecido como Stan foi leiloado por $31.8 milhões.
O dinossauro, um estegossauro herbívoro, foi descoberto por acaso pelo paleontólogo Jason Cooper em 2022 perto de Dinosaur, Colorado, nos Estados Unidos.
Cooper apelidou-o de “Apex” devido às suas dimensões impressionantes. O animal tem 3.4 metros de altura e 8.2 metros de comprimento do nariz à cauda, e "é considerado um dos esqueletos mais completos já encontrados", afirmou a Sotheby's em nota.
Acredita-se que Apex tenha vagado pelo planeta há cerca de 150 milhões de anos, durante o período Jurássico Tardio.
Ver esta publicação no Instagram
O comprador anônimo que adquiriu Apex por $44.6 milhões na Sotheby's afirmou que o fóssil permanecerá nos Estados Unidos, possivelmente emprestado a uma instituição.
O estegossauro superou as estimativas prévias em mais de 11 vezes e recebeu aplausos após 15 minutos de intensa competição entre sete compradores.