Tartaruga de espécie rara deu à luz quatro filhotes no Zoológico da Filadélfia, no estado americano da Pensilvânia
Uma tartaruga com idade estimada em 97 anos tornou-se a mãe de primeira viagem mais velha conhecida da sua espécie. A rara tartaruga-de-Santa-Cruz (Chelonoidis niger donfaustoi), nativa da região ocidental de Galápagos, vive a maior parte de sua vida no Zoológico da Filadélfia (Pensilvânia, EUA). Conhecida como Mommy, ela e Abrazzo, um macho de aproximadamente 96 anos, celebraram recentemente o nascimento de quatro filhotes.
Os novos integrantes aumentam para 48 o número de tartarugas-de-Santa-Cruz nos Estados Unidos, refletindo um esforço contínuo de preservação da espécie, segundo o "Washington Post". Esta é a primeira vez que a espécie se reproduz no zoológico de 150 anos, trazendo esperança para a conservação de uma espécie criticamente ameaçada.
De acordo com o portal Extra, os filhotes, que ainda não têm nome, serão apresentados ao público no dia 23 de abril, data que coincide com o 93º aniversário da chegada de Mommy ao zoológico. Por enquanto, para diferenciá-los, a equipe utiliza um pouco de esmalte não tóxico nas conchas. Eles permanecerão na atração da Filadélfia por pelo menos cinco anos.
Devido à idade jovem e ao pequeno tamanho, os filhotes viverão em um ambiente protegido na Reptile and Amphibian House, separados dos adultos, que podem atingir até 225 quilos.