Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Fernando Campana

Aos 61 anos, morre Fernando Campana, gênio do design

Ao lado do irmão, Humberto, formou uma dupla que se tornou mundialmente conhecida pela genialidade

Redação Publicado em 16/11/2022, às 22h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fernando Campana - Estúdio Campana, via Instagram
Fernando Campana - Estúdio Campana, via Instagram

O Estúdio Campana anunciou nesta quarta-feira, 16, o falecimento de Fernando Campana, aos 61 anos, em São Paulo. O comunicado divulgado no Instagram agradece a solidariedade e pede privacidade para os familiares dos Campana. Até o fechamento da matéria, a causa da morte não foi divulgada. 

"É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Fernando Campana hoje, dia 16 de novembro, em São Paulo. Agradecemos a solidariedade de todos e pedimos que respeitem a privacidade da família neste momento", destaca o comunicado.

Gênio do design, Fernando se tornou mundialmente conhecido ao lado do irmão, Humberto. Juntos, formavam os 'Irmãos Campana'. Humberto nasceu no ano de 1953 e é formado em direito, enquanto, Fernando veio ao mundo em 1961 e era arquiteto formado pela Belas Artes. Tudo mudou quando Humberto deixou a profissão de formação.

Unindo a arte a funcionalidade, os irmãos originaram peças icônicas. A primeira exposição da dupla ganhou vida em 1989, chamada de 'Desconfortáveis'. Era apenas o começo de uma trajetória de sucesso. 

Com a criatividade e talento da dupla, peças comuns do da rotina acabavam sendo transformadas em arte, sem perder a funcionalidade. Em entrevista à CNN em abril deste ano, Fernando explicou a dinâmica da dupla. 

"Ainda existe a complementação. Por vezes um tem a visão mais técnica e outro mais poética. E vice-versa. Cada um também tem sua criação. Eu adoro fazer aquarela, colagem, pequenas esculturas. O Humberto é mais low tech, gosta de artesanato, se envolve com jardinagem e arquitetura. E os dois adoram o surrealismo. O surrealismo sempre viveu ao nosso lado. Não sei de que forma porque Brotas não é uma cidade surrealista, né. Mas de perto, entre aspas, ninguém é normal", disse ele. 

Juntos, os irmãos ganharam prêmios de arquitetura e designer. No ano de 2009, por exemplo, foram eleitos Designers do Ano de Miami. Já em 2013, foram destacados na lista da Forbes dos 100 brasileiros mais influentes.