Anel de ouro e amuleto raro de vidro estão entre os mais de 30 mil objetos encontrados em escavações em Calmar, na Suécia
Durante escavações na cidade de Calmar, na Suécia, arqueólogos dos Museus Históricos do Estado desenterraram, recentemente, dois objetos que chamaram bastante atenção: um antigo anel de ouro e um raro amuleto de vidro. Escavações no local já revelaram, anteriormente, cerca de outros 30 mil objetos.
Segundo o Heritage Daily, as escavações são parte de um projeto de dois anos que, até agora, já desenterraram restos de centenas de edifícios, porões, ruas e objetos menores do cotidiano, datados de cerca de 400 anos atrás.
O edifício permanece e os armazéns culturais formam um arquivo histórico que contém enormes quantidades de informações e histórias sobre as ambições políticas e econômicas, a vida cotidiana e as condições de vida das gerações anteriores", afirma Magnus Stibéus, um dos líderes da escavação, ao site de arqueologia sueco Arkeologerna.
"Temos uma visão de grandes partes da cidade medieval e encontramos vestígios da existência social e econômica de diferentes grupos; comerciantes, artesãos, funcionários públicos, religiosos, pobres e ricos", complementa.
Conforme divulgado pelos pesquisadores, o anel de ouro encontrado é datado do século 15, possui um motivo de Cristo e foi provavelmente utilizado por uma mulher. Exemplos parecidos já foram encontrados em regiões ao norte da Finlândia, nas províncias de Östergötland, ao sul da Suécia, e de Uppland, ao centro.
+ Recuperado e bem conservado, o navio de guerra Vasa impressiona na Suécia
Já o amuleto de vidro, chamado alsengemet (em referência à ilha dinamarquesa de Als) é considerado incomum pelos arqueólogos. Esses objetos são pedras de vidro geralmente associadas a contextos eclesiásticos, utilizadas como amuletos por peregrinos. O encontrado recentemente data de entre os séculos 13 e 14, e possui três figuras esculpidas.
Além dos dois objetos, as escavações, em geral, encontraram diversos vestígios da chamada Guerra de Calmar, um conflito ocorrido entre 1611 e 1613 entre a Dinamarca e Noruega contra o Império da Suécia, sobre rotas comerciais e um pedágio da região.
+ Espada longa e decorada é encontrada em sepultura medieval na Suécia
Também foram descobertas evidências de fazendas queimadas durante o ataque, e uma série de balas de canhão, balas de mosquete, balas de pistola e espadas.